A temperatura subiu e a sua promessa de final de ano não foi cumprida? Na verdade, você nem tentou devido à correria? Calma! Ainda dá tempo de ficar em forma e, se você não quer gastar muito, não precisa investir em uma academia cara ou em equipamentos como uma esteira moderna ou uma máquina elíptica de alta tecnologia para a sua casa. Na verdade, você só precisa de força de vontade, motivação e algumas ideias!
LEIA TAMBÉM: Atividade física te deixa mais feliz que dinheiro e antidepressivos
A força de vontade e a motivação são por sua conta, mas as ideias nós listamos a seguir. Confira!
1.Caminhar ou correr
Andar 30 minutos por dia pode ajudar a perder peso, controlar o açúcar no sangue, diminuir o colesterol e a pressão sanguínea, além de reduzir o estresse. Não pode fazer 30 minutos? Três caminhadas de dez minutos por dia também funcionam!
“Correr ou caminhar é um remédio milagroso, reduz em
- 30-40% o risco de síndrome metabólica e diabetes;
- 20% o risco de câncer de mama;
- 20-35% de doença cardiovascular;
- 22-83% de osteoartrite;
- 20-30% de depressão e demência;
- 30% de câncer de cólon;
- 30% o risco de queda em idosos;
- e 30% o risco de morte precoce!”, lista o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
É a atividade mais barata do mundo, precisando apenas de atenção ao calçado. Dessa forma, se for caminhar, o tênis deve ser de solado duro e se for correr, de solado mole.
LEIA TAMBÉM: Atividade física protege o coração e diminui o risco de depressão
2.Pular corda
Esse é um ótimo exercício cardiovascular de alta intensidade. Apenas 10 minutos por dia irão queimar calorias e melhorar a sua resistência. Contudo, se você tiver problemas comuns, pular corda não é indicado para você. Procure alternativas de exercícios aeróbicos de baixo impacto.
3.Bolas de exercício (Bola Suíça)
O uso de uma bola de exercícios ajuda a manter os músculos abdominais, das costas e quadris fortes. Além disso, pode ajudar a melhorar o equilíbrio e a agilidade. Também use a bola de exercícios para alongamentos após os treinos. Dica: você pode encontrar boas marcas na internet.
LEIA TAMBÉM: Descubra como voltar a fazer exercícios após uma longa pausa
4.Halteres
Eles podem ajudar a ganhar e manter força. Comece com a faixa de peso que funciona melhor para você e quando se sentir pronta, aumente a carga. Porém, tenha cuidado! Usar halteres incorretamente podem causar lesões. Então, a dica é: use-os na frente de um espelho para verificar a sua postura. Se você tiver dúvidas, consulte um especialista.
5.Exercícios físicos livres
Lembre-se das aulas de ginástica na escola e concentre-se. Agachamento, polichinelo, flexões de braço, levantamento de pernas e saltos. Para isso, você só precisa de um mínimo de coordenação motora e uma roupa confortável.
6.Vídeos de exercícios
Essa opção abrange variados gostos: pilates, yoga, kickboxing e até dança. O custo de um dvd é baixo e existem diversas opções online. Escolha o que você mais se identifica e crie uma coleção, depois varie a sua rotina. É barato e irá te estimular e te orientar no início.
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment