A Cavalinha (Equisetum arvense) é uma planta utilizada desde a Grécia antiga para fins medicinais, sendo uma das melhores ervas com função diurética, ativando a circulação. Além disso, é fonte de diversos minerais, como cálcio, magnésio e silício, que ajudam na mineralização dos ossos e estabilizam o tecido conjuntivo.
O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas, explica: “A Cavalinha é muito utilizada para tratar inchaços, devido à função diurética e estabilizadora da parede das veias que ela proporciona. Com isso, ela também reduz a retenção de sódio, característica das mulheres com celulite e lipedema. O silício (composto encontrado na planta) firma o tecido conjuntivo, que fica abaixo da pele, melhorando o aspecto de casca de laranja”.
LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular
LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução nas artérias
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre reposição hormonal para mulheres
A Cavalinha tem um preço acessível e diversos benefícios para o corpo:
- Protege articulações e ossos: o silício e os minerais presentes na planta aumentam a regeneração óssea, deixando os ossos mais firmes e fortes.
- Diminui o envelhecimento: a Cavalinha tem alta atividade antirradicais livres, o que evita a oxidação celular.
- Estimula o crescimento dos cabelos e das unhas: os minerais presentes na planta ajudam a fortificar os cabelos e as unhas.
- Protege a pele: ao estabilizar o tecido conjuntivo, a pele fica mais sadia, bonita e protegida de infecções.
- Melhora a celulite e o lipedema: o efeito diurético da Cavalinha elimina o inchaço e o excesso de sódio do organismo, características comuns das mulheres com celulite e lipedema, melhorando consideravelmente o aspecto da pele e a inflamação.
“As plantas medicinais são excelentes para manter uma boa saúde e tratar diversos problemas com pouca chance de efeitos colaterais. No entanto, o ideal é passar por uma avaliação médica para saber qual o melhor tratamento para cada pessoa e fazê-lo de forma individualizada. Isso aumenta a eficácia”, indica o Dr. Daniel Benitti.
Importante: mulheres grávidas, diabéticas ou com problemas renais somente devem utilizar Cavalinha sob supervisão médica.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment