alimentacao-antiinflamatoria-para-cada-estacao-do-ano-dr-daniel-benitti

Alimentação anti-inflamatória para cada estação do ano. Sabia que é possível?

5/5 - (1 vote)

 

Alimentação anti-inflamatória nas estações do ano.
Comer o que está na estação provavelmente será mais fresco e fará você economizar no final do mês.

 

Você sabia que a receita de alimentos anti-inflamatórios para desfrutar pode mudar com as estações do ano? O seu coração, o seu cérebro e o seu corpo todo podem se beneficiar de uma dieta constante de alimentos nutritivos, e os cientistas acreditam que os efeitos sobre a inflamação podem ser um dos motivos.

A inflamação faz parte do mecanismo de cura do corpo e é essencial para a nossa sobrevivência. Mas, esse processo de reparo inflamatório às vezes pode dar errado, durar muito tempo e prejudicar em vez de ajudar. Quando a inflamação é causada por um problema contínuo, pode contribuir para problemas de saúde. Com o tempo, a inflamação decorrente de estresse crônico, obesidade ou um distúrbio auto-imune pode potencialmente desencadear condições como artrite, doenças cardíacas ou câncer. Além disso, também pode prejudicar o cérebro e a gordura, como no Lipedema. Adicionar regularmente alimentos anti-inflamatórios à dieta pode ajudar a interromper esse processo.

Não há uma pesquisa específica para os benefícios anti-inflamatórios de comer determinados alimentos em cada estação do ano. Mas, é muito bem aceito que comer o que está na estação provavelmente será mais fresco e, obviamente, há outros benefícios, incluindo aqueles para o meio ambiente. Comer alimentos sazonais também pode ajudar na sua compra de alimentos e economizar no final do mês.

“Quando se trata de alimentos anti-inflamatórios, o objetivo deve ser incorporar o máximo possível em sua dieta geral. Nossa ênfase agora está nos padrões alimentares, porque parece que as interações entre os alimentos e suas combinações têm um efeito maior do que os alimentos individuais. Quanto mais variamos o cardápio melhor. Muito mais importante do que restringir é variar”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Três dietas em particular contêm a combinação certa de elementos: a dieta mediterrânea, a dieta DASH e o Índice de alimentação saudável alternativa. Essas dietas são semelhantes, pois enfatizam alimentos também conhecidos por serem anti-inflamatórios, como frutas e vegetais coloridos, grãos integrais, legumes e gorduras saudáveis, como azeite de oliva e manteiga de nozes. Mas, tão importante quanto, essas dietas também eliminam ou restringem alimentos, como lanches altamente processados, carne vermelha e bebidas açucaradas, que podem aumentar os níveis de marcadores inflamatórios dentro do corpo.

5 alimentos que causam muita inflamação no seu corpo

Misturar e combinar diferentes alimentos dessas dietas podem ajudá-la a criar uma alimentação anti-inflamatória que se adapte ao seu gosto pessoal, assim como escolher as ofertas mais frescas da estação. Grãos integrais, legumes e óleos saudáveis para o coração podem ser alimentos básicos o ano todo, mas misture e combine as frutas e vegetais para obter mais variedade. Abaixo estão algumas ótimas opções para cada estação do ano:

Verão

Alimentação anti-inflamatória para o verão.

O verão é a hora nobre para muitos tipos de produtos e você terá muitas opções. Frutas cítricas são uma ótima opção anti-inflamatória. Experimente um pouco de tudo. Aproveite toda a diversidade de frutas que temos no Brasil. Abuse das cores. Não coma todo dia a mesma fruta. Procure também cerejas (fonte natural de melatonina), berinjela, abobrinha, melancia, feijão verde, melão, quiabo, pêssego e ameixa.

Outono

Alimentação anti-inflamatória para o outono.

A maçã é a fruta do outono. Mas, há uma série de outros alimentos anti-inflamatórios que você também pode experimentar, como repolho, couve-flor, alho, abóbora, ervilha, gengibre e todos os tipos de alface.

Sempre que possível, ao escolher um alimento pouco saudável, tente substituí-lo por uma opção mais saudável. Por exemplo, troque um muffin por uma salada de frutas frescas ou um prato de batatas fritas por uma batata-doce assada. Fazer pequenos negócios em sua dieta pode resultar em grandes benefícios para a saúde ao longo do tempo.

Inverno

Alimentação anti-inflamatória para o inverno.

Nos meses frios de inverno, pense verde. Muitos vegetais de folhas verdes aparecem durante esta temporada, incluindo couve e acelga. Os vegetais de raiz, como a beterraba, são outra opção excelente e resistente para o inverno. Pegue as batatas-doces e os nabos. Outras opções para experimentar são kiwi, couve de Bruxelas, limão, laranja e abacaxi.

Primavera

Alimentação anti-inflamatória para ra primavera.

Quando chegar os meses de primavera, procure aspargos, damascos, abacates, ruibarbo, cenoura, cogumelos e aipo, além de ervas frescas.

Aproveite!

LEIA TAMBÉM: 6 dicas para prevenir a inflamação do corpo

LEIA TAMBÉM: Chás ajudam na inflamação do Lipedema?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.