yoga-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas2

Você sabia? Yoga ajuda no tratamento do Lipedema e na perda de peso

5/5 - (1 vote)

 

Yoga ajuda no tratamento do Lipedema
Se você está tentando perder ou manter o peso, experimente yoga.

 

As pessoas têm uma visão muito simplista de que gordura é igual a caloria. Logicamente esta relação existe, mas o Lipedema e a obesidade são doenças muito mais complexas e com muitas causas. Um histórico familiar de problemas de peso ou Lipedema podem tornar mais provável que você tenha os mesmos problemas. Uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, açúcar e gordura e sedentarismo também contribuem. Estresse e problemas com a saúde mental, incluindo medicamentos para tratar certas condições de saúde mental, sono insuficiente e alterações hormonais são os principais fatores que contribuem para o aumento de massa de gordura no seu corpo.

Existem muitas formas de combater o excesso de gordura, mas não existe uma solução única. Se você está tentando perder ou manter o peso, experimente yoga. Há boas pesquisas de que a Yoga pode ajudá-la a controlar o estresse, melhorar o humor, conter a alimentação emocional e criar uma comunidade de apoio, tudo o que pode ajudar na perda e manutenção de peso.

A yoga também pode ajudar a queimar calorias, além de aumentar o tônus e a massa muscular. Além disso, pode reduzir a dor nas articulações, o que, por sua vez, permite que você se exercite mais e aumente as atividades diárias. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da yoga.

https://ocirurgiaovascular.com.br/2021/01/16/fazer-yoga-em-casa/

Sobre yoga

Benefícios da yoga para perda de peso

Yoga é derivado da palavra sânscrita yuj, que significa unir corpo, mente e emoções. É uma prática mente-corpo holística que melhora muitas das causas do ganho de peso.

Algumas pessoas podem sentir estresse, como dor física ou privação de sono, ou pode ser psicológico e causar sentimentos de ansiedade e agitação. O estresse leva a um aumento do hormônio cortisol. O cortisol aumenta a gordura abdominal, diminui a massa muscular, causa desejos por alimentos ricos em gordura e açúcar e, portanto, pode levar à obesidade.

“A yoga pode diminuir o estresse e os níveis de cortisol, melhorar o humor, diminuir a ansiedade e a depressão, melhorar o sono e melhorar as condições crônicas como hipertensão e diabetes, reduzindo a necessidade de medicamentos que podem causar ganho de peso. Os benefícios são muito maiores do que a queima de calorias. Nenhuma pessoa estressada ou com privação de sono é saudável. As pessoas limitam o ser saudável a alimentação e atividade física. Ser saudável é muito mais complexo e a Yoga ajuda muito como forma complementar de tratamento, principalmente no Lipedema”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular, médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Todos nós sabemos que comer vegetais, grãos inteiros, proteínas magras, etc. é bom para a saúde e o peso. Embora esse conhecimento seja necessário, parece insuficiente para nos ajudar a manter nossos planos de alimentação saudável.

Um dos benefícios da yoga é que ela melhora a atenção plena do corpo e a percepção das sensações corporais. É por isso que a yoga é chamada de “meditação em movimento”. Um estudo mostra que, além de ajudar na perda de peso, você não precisa fazer nenhuma meditação sentada formal para obter os benefícios da atenção plena da yoga.

Ao melhorar a atenção plena, a yoga diminui a alimentação emocional, a alimentação estressada e a compulsão alimentar. Esses hábitos sabotam os nossos esforços para perder peso e podem causar uma espiral negativa de culpa e vergonha, que geralmente leva à desistência do tratamento.

Um recente estudo mostrou que a prática de yoga leva a uma alimentação mais saudável, incluindo menor ingestão de carboidratos, gordura e aumento de vegetais e grãos integrais.

“A melhor alimentação que a pessoa deve fazer é aquela que poderá seguir por um longo prazo. Ao melhorar a atenção plena, a yoga pode ajudar a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Por isso, sigo e recomendo a dieta do mediterrâneo. Além de ser o plano alimentar mais estudado e com benefícios comprovados, ela não é restritiva e sim qualitativa. Associação com yoga e jejum intermitente é um plano imbatível”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Ir a uma academia pode ser intimidante e provocar a sensação de não pertencer a aquele lugar para algumas pessoas com corpos maiores. Em contraste, a cultura da yoga incorpora bondade, apoio e auto aceitação.

Professores de yoga e praticantes avançados podem servir como modelos e inspirar as alunas mais novas a viver um estilo de vida mais saudável. Estudos mostram que as redes sociais influenciam os comportamentos que afetam o peso. Uma rede de yoga incentiva comportamentos positivos de saúde, e fazer parte dessa comunidade pode fazer uma diferença significativa para a perda de peso. Inclusive, pode ser difícil de encontrar esse tipo de comunidade com outros tipos de exercícios.

Os praticantes devem procurar um ambiente seguro e confortável. Um grupo de yoga acolhedor pode ajudá-la a melhorar sua auto-estima e confiança. Encontre um estúdio local que pareça estimulante e não opressor, com outros profissionais do seu nível. Os professores podem ajudar iniciantes ou pessoas com limitações físicas, modificando as posturas. Você pode ter que tentar algumas aulas diferentes antes de encontrar um instrutor ou uma aula de que goste. Não desista depois do primeiro dia!

Se você não encontrar um estúdio local, sempre há opções online no YouTube e Instagram, com aulas em todos os níveis.

LEIA TAMBÉM: 6 dicas para prevenir a inflamação do corpo

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.