tratamento-aterosclerose-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

Uma simples dica pode ajudar no tratamento de uma importante doença cardiovascular

tratamento-aterosclerose-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Todo paciente com aterosclerose deve fazer uma mudança no estilo de vida para evitar a progressão da doença.

A aterosclerose é a doença que mais mata no mundo.

Caracterizada pelo acúmulo de gordura na parede das artérias (responsáveis por levar sangue rico em oxigênio e nutrientes aos órgãos e tecidos importantes para o funcionamento do corpo), ela leva à formação de uma placa de obstrução no fluxo sanguíneo, estreitando a artéria e podendo causar, inclusive, um fechamento total.

aterosclerose-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

Apesar de a aterosclerose acometer todas as artérias do corpo, quando atinge as das pernas, causa claudicação, ou seja, dor ao caminhar.

Todo paciente com a doença deve fazer uma mudança no estilo de vida para evitar a progressão da mesma. Além disso, se tiver pressão alta, diabetes e colesterol elevado deve tratar com o uso de medicamentos.

LEIA TAMBÉM:  Você tem algum familiar com doença cardiovascular? Saiba como diminuir os riscos de você também ter

LEIA TAMBÉM: Como proteger o coração do envelhecimento precoce

LEIA TAMBÉM: Obstrução da carótida por placas de gordura: uma das principais causas de AVC

Estudo

Um recente estudo acrescentou uma medida importante no tratamento de aterosclerose nas pernas: tomar água!

agua-tratamento-aterosclerose-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Como no Brasil há um fácil acesso à água, este tratamento para a aterosclerose é acessível a todos.

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, esse resultado representa um marco muito importante, já que tomar água é simples e não requer grandes esforços nem gastos elevados.

“A população idosa toma pouca água e isso será um incentivo para que todos se hidratem mais. Além disso, as pessoas que apresentam obstrução das artérias das pernas também podem ter no coração, carótidas e rins. Certamente, o aumento da ingestão de água ajudará nessas outras situações”, indica.

No estudo foram tratadas 36 pessoas com média de 71 anos. Todas apresentavam dor ao caminhar ou até mesmo em repouso.

O tratamento era tomar mais de 2 litros de água por dia durante seis semanas. Neste período, as pessoas deveriam caminhar e relatar a dor sentida, além de medirem a temperatura dos pés.

A maior ingestão de água foi associada a um aumento significativo da circulação das pernas e da temperatura no dorso dos pés. Ao mesmo tempo, a distância média percorrida, que era de 100 metros, aumentou para 535 metros, com melhora significativa da dor e tempo de atividade, que subiu de 1,2 minutos para 6,25 minutos.

“Este estudo irá auxiliar no tratamento de toda doença obstrutiva, independente da região do corpo. O infarto, por exemplo, continua sendo uma importante causa de morte no mundo e certamente um aumento da ingestão de água irá melhorar a circulação do coração pelo mesmo princípio. Como no Brasil temos fácil acesso à água, este tratamento é acessível a todos” complementa o Dr. Daniel Benitti.

Muitas pessoas podem se beneficiar com esta informação. Ajude-nos a divulgá-la!