lipedema-linfedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Um novo aliado para o tratamento de lipedema e linfedema

3.5/5 - (14 votes)

 

lipedema-linfedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As pacientes com linfedema ou lipedema devem procurar um especialista com conhecimento do assunto.

 

O sistema linfático é constituído por vasos e gânglios que se distribuem por todo o corpo.

Os vasos linfáticos, por sua vez, são mais finos que fios de cabelo e formam uma rede complexa que drena fluidos no corpo todo, além de auxiliar nas defesas do organismo.

Linfedema

Em cada perna passa por dia 1,5 litros de linfa pelo sistema linfático, que pode ser lesado em uma cirurgia, infecção ou pode ter sua eficiência diminuída devido à obesidade e alterações hormonais nas mulheres após os 40 anos.

Quando isso ocorre, a linfa pode acumular, provocando um aumento de volume nos braços ou pernas, situação conhecida como linfedema. Hoje, essa enfermidade não tem cura, mas tem tratamento, que a estabiliza quando bem executado.

LEIA TAMBÉM:  Linfedema: causas e tratamentos

Lipedema

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, as mulheres que apresentam lipedema têm alteração no sistema linfático das pernas, mesmo sem apresentar alterações clínicas. “Diversos estudos demonstraram esse dado por meio do exame de linfocintilografia. Por isso, todo tratamento que melhora o linfedema, também auxilia no lipedema”, explica.

LEIA TAMBÉM: Pernas gordas ou com muita celulite? Você pode ter lipedema!

LEIA TAMBÉM: Tenho lipedema. Devo realizar a cirurgia da obesidade?

LEIA TAMBÉM: Dicas alimentares que ajudam a combater a inflamação e o lipedema

Tratamento

Uma recente pesquisa mostrou que um anti-inflamatório de custo baixo e fácil acesso ajuda no tratamento do linfedema. Os resultados foram surpreendentes, pois as pacientes que utilizaram corretamente a medicação apresentaram uma redução importante do inchaço nas pernas, melhora da elasticidade e espessura da pele, diminuição de proteínas inflamatórias e vermelhidão da cútis.

Essa descoberta é importante, pois, como não existe cura para o linfedema, toda medicação que auxilie no tratamento é muito bem-vinda. Hoje, existem medicações e cremes que melhoram o inchaço, aspecto da pele e previnem infecção, mas ainda há espaço para muitas descobertas.

“Algo muito interessante no estudo é que as pacientes que utilizaram a medicação relataram que tiveram uma mudança enorme na melhora da qualidade de vida. Isso é uma característica muito positiva quando estamos tratando uma doença crônica”, comenta o Dr. Daniel Benitti.

Ainda serão necessários mais estudos, principalmente a longo prazo, para definir melhor os efeitos da medicação, contudo os resultados são animadores.

As pacientes com linfedema ou lipedema devem procurar um especialista com conhecimento do assunto. Ao procurar um médico atualizado sobre o assunto, as chances de obter um sucesso maior com o tratamento certamente serão maiores.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.