Comer alimentos deliciosos que queimam gordura e resultam em perda de peso parece bom demais para ser verdade. Mas, saiba que muitos alimentos que ajudam a emagrecer, incluindo frutas e nozes, são deliciosos e saudáveis. Além disso, são ricos em nutrientes, antioxidantes e fibras.
Ou seja, escolher uma comida saudável e saborosa pode ajudar na perda de peso!
“As evidências que mostram o potencial de perda de peso de vários alimentos ainda estão surgindo. Alguns alimentos que são promovidos como tendo propriedades de perda de peso, como vinagre de maçã, por exemplo, na verdade não ajudam no emagrecimento. Portanto, é importante tomar cuidado com fake news, escolher bem a fonte de informação ou procurar um médico que consulte sempre a literatura e se mantenha atualizado para te ajudar a separar a verdade da ficção”, orienta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas.
LEIA TAMBÉM: Três tipos de alimentos que você deve evitar e por quê
LEIA TAMBÉM: Água com limão: 7 motivos para você começar a tomar
LEIA TAMBÉM: Corte o açúcar em 10 dias!
Confira abaixo uma lista baseada em evidências de alimentos que queimam gordura e ajudam a perder peso:
Café e chá com cafeína
Café e chá são as bebidas mais consumidas em todo o mundo. Sendo assim, os benefícios à saúde da população, em termos de peso, podem ser substanciais, apesar dos pequenos benefícios individuais à saúde que essas bebidas podem oferecer.
Pesquisadores identificaram, em um estudo prospectivo, a ligação entre o consumo de cafeína e a mudança de peso durante um período de 12 anos. Observou-se um menor ganho de peso médio dos participantes que aumentaram o consumo de cafeína versus aqueles que o limitaram. Nos homens, essa diferença foi mais evidente nos mais jovens. Nas mulheres, a associação foi maior naquelas com maior índice de massa corporal, bem como em fumantes atuais e menos ativas fisicamente.
O café e o chá contêm outros compostos, como os polifenóis, que provavelmente ajudam a promover a perda de peso.
Contudo, não utilize cápsulas de cafeína, pois elas podem causar arritmia em pessoas propensas.
Frutos do mar
Ficar acima do peso ou obesa é um processo crônico. O ganho de peso aumenta após um período de ingesta energética alimentar superior ao gasto.
De acordo com evidências, o consumo frequente de frutos do mar versus carnes diminui a ingestão calórica em 4% a 9% a longo prazo, o que pode impedir um balanço energético positivo e a obesidade.
Frutos do mar também diminuem os biomarcadores de resistência à insulina em jejum e pós prandial e aumentam a sensibilidade à insulina em pacientes resistentes a ela. Muitos desses efeitos provavelmente se devem ao ômega-3.
LEIA TAMBÉM: Por que tomar cuidado com o consumo de álcool neste período de quarentena?
Nozes
Apesar de as nozes terem calorias e gordura, elas também têm fibras e saciam. Pesquisadores descobriram que nas mulheres, mas não nos homens, há uma correlação significativa entre o alto consumo de nozes e a menor prevalência de excesso de peso ou de obesidade geral e abdominal. Além disso, comer mais nozes está significativamente associado a um menor risco de estar acima do peso ou geralmente obesa em mulheres. As nozes do estudo incluíram nozes, amêndoas, pistache, avelã e sementes de girassol.
Frutas e vegetais
Frutas e vegetais devem ser consumidos como parte de qualquer dieta equilibrada. Mas, a combinação específica de frutas que você escolhe pode resultar em maior perda e melhor manutenção do peso. Frutas e vegetais não amiláceos resultam em maior perda de peso.
Contudo, o aumento do consumo de vegetais ricos em amido, incluindo milho, ervilha e batata são relacionados com o ganho de peso. Por fim, vegetais com baixa carga glicêmica e ricos em fibras são mais associados à perda de peso.
Triglicerídeos de cadeia média
Você já ouviu bastante que devemos limitar a ingestão de gorduras saturadas. Mas, é importante ressaltar que elas são diferentes como gorduras de cadeia curta, cadeia média e cadeia longa, algumas das quais podem ser boas para você.
O triglicerídeo de cadeia média foi promovido como agente de perda de peso. As fontes incluem óleo de coco, óleo de palmiste e laticínios. Lembra-se do café com manteiga?
Importante
Toda alimentação deve ser acompanhada de atividade física, controle do estresse, convívio social e boas noite de sono para uma saúde adequada. Mas, saber o que comer ajuda ainda mais para não se perder nesta quarentena.
LEIA TAMBÉM: Exercício regular pode prevenir SDRA: uma das principais causas de morte da Covid-19
LEIA TAMBÉM: As faixas elásticas são uma boa opção para se exercitar em casa?
LEIA TAMBÉM: Plataforma vibratória: excelente opção para se exercitar em casa
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment