Todo mundo quer perder aquela gordurinha indesejada, mas isso não é fácil. É preciso uma combinação de fatores que irão garantir o sucesso e realização. Para emagrecer não basta apenas ter uma mudança de hábitos alimentares, também deve haver o aumento da rotina de exercícios. O exercício regular é fundamental para atingir os seus objetivos. Acreditar que apenas comendo menos você irá alcançar o peso desejado não é o melhor caminho.
Para perder peso você deve ter como objetivo fazer pelo menos 300 minutos de atividade moderadamente intensa a cada semana. Abaixo estão alguns exercícios que podem ajudá-la nessa jornada. Lembre-se de primeiro conversar com o seu médico sobre quais podem ser os melhores para você, principalmente se você tem Lipedema.
“Os exercícios cardiovasculares, também chamados de exercícios aeróbicos ou cardiovasculares, aumentam a frequência cardíaca e fazem você suar, o que é ótimo para o coração. Cardio regular, seja corrida, ciclismo, natação ou caminhada rápida, tornará o seu coração mais forte. Além disso, também ajuda com a pressão arterial e o colesterol, e pode até contribuir com a prevenção de alguns tipos de câncer. O levantamento de peso ou musculação, mesmo por uma hora por semana, também reduz o risco de doenças cardiovasculares e derrames, além de ser a melhor atividade para reduzir a gordura visceral. A combinação das duas atividades é sempre benéfica. Eu sempre recomendo atividades na água para as mulheres com Lipedema, mas toda atividade física é bem vinda!”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
Caminhar
Se você adicionar meia hora de caminhada rápida à sua rotina diária, poderá queimar cerca de 150 calorias a mais do que normalmente faz todos os dias. Quanto mais rápido e mais tempo você anda, mais calorias você queima. Caminhar é uma ótima opção se você não tem experiência com exercícios regulares. Comece com viagens mais curtas e prossiga para as mais longas e intensas.
Pular corda
Se você está procurando um equipamento de treino barato e prático, uma corda de pular pode ser para você. Pular corda é uma maneira fantástica de queimar calorias rapidamente e conseguir emagrecer. Na verdade, você vai queimar mais pulando corda do que andando em uma esteira pelo mesmo tempo. Você também trabalhará vários grupos musculares, do núcleo à parte superior e inferior do corpo. Pular corda também pode melhorar a sua coordenação.
Treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT)
O treinamento intervalado de alta intensidade (também chamado de HIIT) é um tipo de treino que alterna entre atividades físicas intensas e exercícios menos intensos. Você não deve fazer isso todos os dias, mas é muito eficaz para emagrecer, porque o HIIT faz o seu corpo usar energia da gordura em vez de carboidratos. Você também vai queimar mais calorias com HIIT do que com cardio constante. O exercício intenso mantém o seu corpo trabalhando e em modo de queima de gordura por até 24 horas após o término do treino.
Ciclismo
Andar de bicicleta é outra ótima maneira de perder peso e é um exercício adaptável e de baixo impacto. Você pode queimar cerca de 400-750 calorias por hora andando de bicicleta, dependendo do seu peso, da velocidade com que está indo e do tipo de ciclismo que está fazendo.
Natação
Pode ser difícil ficar motivada para malhar se você tem Lipedema e os seus joelhos estão doendo. Por isso, a natação ou atividades na água são uma boa opção. É fácil para as suas articulações, você usará a parte superior e inferior do corpo e fará um bom treino cardiovascular. Você também colherá os benefícios da resistência da água. Se você nadar meia hora algumas vezes por semana, diminuirá o risco de doenças cardiovasculares, derrame, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Também vai reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial.
Treinamento de força
Este tipo de exercício usa resistência para construir força e músculos. Não só o ajuda a emagrecer, mas também o ajuda a manter o peso ao construir músculos. Isso ajudará o seu corpo a queimar mais gordura. Tente fazer algum treinamento de força 3-5 vezes por semana, por cerca de uma hora de cada vez. Não se esqueça de descansar um dia a cada 2 dias que você fizer isso. Se possível, use roupas de compressão.
LEIA TAMBÉM: As faixas elásticas são uma boa opção para se exercitar em casa?
Pilates
O Pilates, exercícios geralmente feitos em um tapete ou com várias ferramentas que enfatizam a força do núcleo, podem torná-la mais forte e ajudá-la a manter um peso saudável. A intensidade de uma aula de Pilates depende das suas necessidades. Você pode encontrar algumas aulas ou demonstrações online ou em sua academia local.
Corrida
Correr é um exercício aeróbico, usa oxigênio e queima calorias. Isso pode ajudá-la a emagrecer. Uma boa corrida também pode aumentar a sua taxa metabólica por até 24 horas. Então, você estará no modo de queima de gordura mesmo depois de cruzar a linha de chegada diária. Feito regularmente, correr pode ajudar a impulsionar o metabolismo por um longo período de tempo.
Ioga
Esta é uma prática que combina atividade física e meditação. É uma forma popular de praticar a atenção plena depois de um longo dia de trabalho também. Mas, os benefícios não param por aí. Um estudo sugere que, com o tempo, as pessoas que estão acima do peso e fazem ioga pelo menos uma vez por semana durante 30 minutos perdem peso e têm IMC mais baixos. Pessoas que fazem ioga também comem mais atentamente, o que significa que são mais propensas a saber quando estão realmente com fome e quando estão saciadas.
LEIA TAMBÉM: É possível fazer ioga em casa?
Subida de escada
Outro exercício versátil e de baixo custo para perda de peso é subir escadas. Embora você possa usar uma máquina, tudo o que você realmente precisa para este exercício é um lance de escadas seguro. Subir apenas dois lances de escada todos os dias pode levar à perda de peso de 3 quilos em um ano. Também pode aumentar a quantidade de colesterol bom no sangue e ajudar a manter as articulações, os músculos e os ossos saudáveis.
Lembre-se
Para manter a saúde cardiovascular, 150 minutos de qualquer exercício que faça você respirar com mais dificuldade e acelere a sua frequência cardíaca são suficientes. Divida-o como quiser – faça 30 minutos por dia, 5 dias por semana – apenas certifique-se de mover-se por pelo menos 10 minutos de cada vez. Não consegue chegar ao número mágico? Faz o que pode! Você ainda está fazendo bem ao seu corpo.
LEIA TAMBÉM: Descubra como voltar a fazer exercícios após uma longa pausa
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment