As varizes podem atingir qualquer pessoa. Estima-se que 40% das mulheres e 25% dos homens tenham essa enfermidade. Apesar do expressivo número, o fator genético sempre foi uma dúvida em relação à incidência da doença. “Sempre soubemos que as varizes passam de uma geração para a outra, contudo o real impacto disso foi respondido recentemente”, explica o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo.
Um estudo sueco realizado com mais de 80 mil pessoas nascidas entre 1.932 e 2.004 esclareceu essa questão. Para tal, os participantes avaliados foram separados em três grupos: o primeiro com antecedente familiar (pai ou mãe com varizes), o segundo com exposição para a doença, como ficar longos períodos em pé, e o terceiro sem risco algum. Os resultados foram surpreendentes:
- O risco das pessoas com antecedentes familiares apresentarem a enfermidade foi duas vezes maior que o grupo sem incidência, independente da exposição;
- Além disso, foi constatado que se a pessoa que apresenta história familiar fica em situações predisponentes, o risco de apresentar varizes é 4,6 vezes maior.
LEIA TAMBÉM: Quem pode ter varizes?
LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para varizes: laser, espuma ou cirurgia?
LEIA TAMBÉM: A cirurgia de varizes é perigosa?
LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?
“Sempre tivemos a ideia de que o fator ocupacional teria um peso maior para causar varizes do que o genético, mas esse estudo mostrou que a incidência familiar é mais importante. Além disso, quando os dois estão associados, o risco é muito alto! Esses dados nos ajudam a identificar as pessoas com maior risco, para tratá-las mais precocemente”, ressalta o Dr. Daniel Benitti.
Se você tem algum familiar (pai ou mãe) com varizes, procure um cirurgião vascular para uma avaliação e evite complicações futuras. Se além do fator genético, você também trabalha longos períodos em pé, os benefícios com o tratamento serão ainda maiores. Lembre-se: as varizes vão além da estética, elas são problemas reais de saúde.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Frio é o melhor momento para fazer check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment