O lipedema pode afetar a auto imagem e atrapalhar a vida da mulher como um todo.
Ainda existe um tabu muito grande sobre sexualidade e dinheiro. As pessoas não conversam sobre isso. Mas, deveriam.
Muitas pessoas, quando fazem o imposto de renda, mostram tudo para o contador, mas não cogitam conversar sobre dinheiro com os filhos, por exemplo. O que está errado.
O mesmo ocorre sobre sexualidade. As pessoas têm medo e vergonha de falar sobre o assunto, porém, só podemos resolver alguns problemas, compartilhando experiências e conversando sobre isso.
“A sexualidade é um delicado equilíbrio entre emocional e físico: inclui todo o conhecimento sexual, pensamentos, valores, desejos, comportamentos e ensinamentos. A sexualidade é uma parte normal da vida. Porém, o modo como você se sente sobre si mesma e o seu nível de atratividade afetam sua experiência, à medida que você interage em nível sexual com outro ser humano. No caso das mulheres com lipedema, apesar de elas se sentirem bonitas, não se sentem atraentes e isso pode afetar a vida sexual delas”, explica o Dr. Daniel Benitti, vascular especialista em lipedema, que atende em São Paulo e em Campinas.
Ao perceber o tamanho das pernas, a largura dos quadris, as celulites nas coxas e no bumbum e a flacidez da pele, a mulher com lipedema pode ter uma alteração da auto-imagem. É comum que a percepção das imperfeições corporais atrapalhe no desenvolvimento da intimidade ou início da relação sexual.
LEIA TAMBÉM: 11% das mulheres apresentam lipedema, mas não sabem
Além disso, à medida que envelhecemos, o corpo muda. Nós ganhamos peso, a pele e o tônus muscular mudam e algumas pessoas não se sentem mais confortáveis com o s seus corpos. Muitas temem, inclusive, que o(a) parceiro(a) não sinta mais atração, causando estresse, preocupação e impossibilitando uma vida sexual satisfatória.
Você já experimentou isso? Você é excessivamente autoconsciente do seu corpo?
Mulheres que são submetidas a tratamento de câncer de mama, por exemplo, têm um impacto negativo sobre a auto-imagem. O mesmo acontece com as mulheres com lipedema. Isso ocorre por que existe um padrão de beleza muito associado à magreza.
Nesses casos, o tratamento do lipedema ajuda muito na melhora da auto-imagem. O próprio diagnóstico, inclusive, já tira um peso e uma angústia enorme da pessoa. No entanto, o que mais ajuda na melhora da auto-imagem é o autoconhecimento. As pessoas precisam entender que corpos perfeitos não existem!
LEIA TAMBÉM: Como fazer o diagnóstico do lipedema?
LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para o lipedema?
Olhe ao seu redor. As pessoas não são perfeitas.
Então, fica a dica: utilize as roupas que você gosta. Não aceite padrões. Não se importe com que os outros pensam. Sinta-se confortável consigo mesma. E, ria. Não tem nada mais sexy que o sorriso de uma mulher.
Lembre-se que você é linda. Alguém gosta de você, ama, aceita suas curvas e imperfeições. Aceite-se, siga em frente e seja feliz!
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment