Você pode não perceber, mas depois dos 30 anos perdemos 1% de massa muscular por ano. Com isso, o metabolismo diminui e queimamos menos calorias. Esse é o principal motivo para a dieta não fazer o mesmo efeito como antes.
Pular o café da manhã, comer em lanchonetes e não praticar atividade física durante os 30 anos iniciais da vida podem não prejudicar a saúde em curto prazo, mas os hábitos e as escolhas alimentares influenciam muito em longo prazo.
LEIA TAMBÉM: Quer melhorar a sua saúde vascular? Tome um bom café da manhã
Quanto antes a pessoa adquire uma dieta balanceada e inicia bons costumes diários, com exercícios e livre de cigarro, melhor será o futuro. Contudo, nunca é tarde para começar. Abaixo seguem algumas dicas, independentemente da idade:
- Mantenha-se no peso ideal
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, as mudanças abruptas de peso fazem muito mal ao corpo. “O famoso efeito sanfona sobrecarrega o organismo e, ao final, a pessoa irá perder muita massa muscular e pouca gordura”.
- Faça três refeições balanceadas por dia
O termo “balanceado” vem de “equilíbrio”. Quanto maior a variedade de alimentos, maior será a ingestão de nutrientes. Entre as principais refeições, deve-se comer pequenas porções.
Sugestões:
- Proteínas: escolha carnes brancas como frango e peixes, inclusive atum e salmão. Consuma ovos e carne vermelha com menor frequência.
- Grãos: lembre-se da aveia, centeio e fibras. Inclua pão e arroz integrais no seu dia-a-dia.
- Vegetais: sempre escolha os vegetais mais frescos. Descubra quais estão na safra e escolha os orgânicos de boa procedência.
- Frutas: também opte pelas frutas frescas. Fuja das que tenham agrotóxicos e sucos adoçados.
- Laticínios: prefira queijos, leite e iogurtes com baixo teor de gordura.
LEIA TAMBÉM: Má alimentação está relacionada à metade das mortes por infarto, derrame e diabetes
LEIA TAMBÉM: Probióticos: o que são e como consumi-los?
LEIA TAMBÉM: Café, chá e energéticos: fique atento aos riscos do excesso de cafeína
- Use os seus músculos
Os músculos do corpo precisam ser movimentados para se manterem fortes, caso contrário eles atrofiam. De acordo com o Dr. Daniel Benitti, comer bem e ser fisicamente ativo são a chave para manter uma boa saúde vascular. “Não adianta ingerir proteínas e suplementos se a pessoa não se exercitar. Além disso, deve-se tomar cuidado com alguns suplementos que podem ser nocivos à saúde. Procure sempre orientação médica”, alerta.
Tente mudar a sua rotina:
- Após acordar, se alongue por 10 minutos.
- Após o almoço aproveite para andar por 10 minutos.
- Após o jantar, ande por mais 10 minutos e se exercite com pouca carga.
Comece se exercitando por meia hora ao dia e tente aumentar o tempo progressivamente. O seu corpo e a sua saúde vascular irão agradecer no futuro.
“Se você chegou a esse ponto do texto e está pensando que é impossível dedicar 30 minutos do seu dia para praticar atividade física, você deve repensar toda a sua vida. Coloque a sua saúde em primeiro lugar! Cuide do seu bem mais precioso. Comece agora, pois tempo é músculo!”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Frio é o melhor momento para fazer check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment