O calor chegou com força e o ar está com baixa umidade, fazendo com que o corpo perca muita água para manter a temperatura. Esse processo, porém, muitas vezes não é percebido pelas pessoas, já que o sistema respiratório umidifica o ar que chega aos pulmões (quanto mais seco o ar, mais água é perdida). Com isso, as chances de desidratação aumentam consideravelmente, principalmente em idosos, crianças e pacientes com câncer.
Abaixo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, esclarece algumas dúvidas comuns sobre o assunto.
- Como saber se a pessoa está desidratada?
Se puxar a pele e ela não voltar rapidamente à posição inicial, a pessoa está desidratada. Além disso, outros sintomas incluem:
- Boca seca;
- Pele enrugada;
- Saliva espessa;
- Urina escura ou nenhuma urina;
- Tontura;
- Dor de cabeça.
Normalmente, a pessoa desidratada sente sede, mas idosos e crianças não costumam se queixar, então é importante prestar muita atenção nesses sinais.
LEIA TAMBÉM: 10 dicas para cuidar da sua saúde vascular
LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular
- Quanto é recomendado ingerir de água diariamente?
Não existe uma quantidade que seja a correta para todos. No entanto, o ideal é que sejam ingeridos 2 litros de água por dia. Lembrando que pessoas que praticam muita atividade física ou que trabalham expostas ao calor devem consumir ainda mais. Uma boa dica é se atentar à cor da urina: se estiver clara, a pessoa está hidratada.
- Existe substituto para a água?
Não. Porém, a pessoa não precisa tomar a água pura. Pode-se aumentar a ingesta de água com sucos e caldos que facilitam a ingestão. Idosos e crianças gostam de gelo, então, utilize-o. Apesar de a quantidade ser baixa, ajuda.
Ao mesmo tempo, é importante evitar o consumo de café e álcool, pois eles podem aumentar os efeitos da desidratação. No segundo caso, principalmente, quando o organismo tenta eliminar a substância pela urina, o corpo perde muita água.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas sobre consumir álcool sem afetar a saúde
LEIA TAMBÉM: Café, chá e energéticos: fique atento aos riscos do excesso de cafeína
- O que fazer quando a pessoa está desidratada?
Caso ela ainda tenha um bom entendimento, deve-se dar água. No entanto, se a pessoa estiver confusa, com alteração do nível de consciência, o ideal é procurar ajuda médica.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment