Muitas pessoas sabem que consumir bebidas alcoólicas em excesso faz mal para a saúde. Contudo, poucas conhecem o real impacto do álcool ao coração.
Hoje existem evidências científicas de que o consumo de vinho tinto, por exemplo, previne doenças cardiovasculares, mas, mesmo assim, não há um aconselhamento para consumir essa bebida com o intuito de proteger o coração.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas sobre como consumir álcool sem afetar a saúde
LEIA TAMBÉM: Como fugir da desidratação durante o calor?
LEIA TAMBÉM: Qual a dieta mais segura para a saúde cardiovascular?
LEIA TAMBÉM: 5 dicas essenciais para comer melhor
Apesar de os efeitos variarem de organismo para organismo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, explica que, embora algumas pessoas sejam mais tolerantes ao consumo de álcool, com o avanço da idade, o corpo fica mais sensível e intolerante. Além disso, algumas medicações interferem consideravelmente na metabolização dessa substância.
Os remédios para controlar o colesterol, por exemplo, são metabolizados no mesmo local que o álcool. Dessa forma, ocorre uma competição nos processamentos, aumentando os efeitos colaterais de ambos, além de provocar dores musculares.
Já no caso de remédios para adormecer, corre-se o risco de a pessoa dormir tanto ao ponto de parar de respirar – situação chamada de depressão respiratória, que pode levar à morte.
“Alertamos que é sempre fundamental perguntar e falar a verdade ao seu médico, pois, com as festas do fim de ano, ninguém quer ter surpresas desagradáveis”, indica o Dr. Daniel Benitti.
Afinal, a maior preocupação nesta época é o consumo exagerado de álcool. Algumas pessoas abusam, o que é perigoso para o coração, pois pode alterar os batimentos cardíacos, causar arritmia e ser fatal, mesmo para quem extrapolou apenas uma vez na vida.
“Se você não bebe, pense na sua saúde vascular e não comece. Ao mesmo tempo, pratique atividade física e tenha uma dieta saudável. Esta é a melhor formar de cuidar da saúde”, aconselha.
Aproveite as festas com responsabilidade e tenha um fim de ano prazeroso!
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment