Esse ano foi difícil para muitas pessoas, tanto pela parte de polarização política, quanto pela econômica, gerando dificuldades no trabalho e momentos estressantes.
Os projetos estão se acumulando, você está levando trabalho para casa e para fazer aos fins de semana e as suas metas são inatingíveis? É hora de reavaliar o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal e fazer algumas mudanças saudáveis para evitar o desgaste do trabalho.
Mas, como saber quando é hora de examinar como o trabalho se encaixa na sua vida?
“É muito difícil saber se o trabalho está em harmonia com a vida, ainda mais em momentos de crise econômica, como o qual estamos passando agora. Contudo, é muito importante saber fazer essa identificação, pois muitas pessoas estão adoecendo e não estão percebendo. Afinal, não adianta ganhar trabalho e dinheiro, se isso custar a sua saúde”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: É mulher e tem estresse no trabalho? Conheça os riscos de sofrer um AVC
LEIA TAMBÉM: Estresse e preocupações excessivas? Você pode estar com transtorno de ansiedade generalizada
LEIA TAMBÉM: Você sabe o que significa “fadiga adrenal”?
Confira abaixo 6 indicadores de que algo não está bem:
- Você para de cuidar do seu corpo.
Você está com dificuldade para dormir e fica acordada até tarde. Fica o dia inteiro em uma cadeira e não se exercita. A sua alimentação é baseada em produtos congelados ou prontos e algumas refeições você esquece ou pula. Você está com uma dorzinha incômoda ou preocupação com a saúde, mas não tem tempo para ir ao médico.
- Sua saúde mental está piorando.
Você começou a perceber sinais de ansiedade ou depressão. Está com raiva ou irritada. Você pode inclusive sentir medo, inquietação, desesperança, ataques de pânico, alterações de humor e, talvez, até pensamentos de suicídio.
- Você não se importa mais.
Seu trabalho não tem mais o mesmo significado. Você não se sente mais conectada aos seus colegas ou clientes e está apenas deixando os dias passarem.
- Você se sente incompetente.
Não importa o que você faça, parece que não é o suficiente. Você está sempre atrasada e a qualidade do seu trabalho está prejudicada. Você se preocupa constantemente com o seu desempenho e tem medo de ser demitida.
- Você não sabe mais o que é estar em casa ou no trabalho.
Você está trabalhando mais e mais horas. Você não pode tirar uma folga sem receber chamadas, textos e e-mails do trabalho. Você sente que precisa estar disponível o tempo todo.
- Você se sente sozinha.
Embora você viva no meio de pessoas o tempo todo e esteja constantemente conectada eletronicamente, você não tem mais tempo ou energia para interagir com a família ou com os amigos.
Dicas
Se algum ou alguns desses sinais estão presentes no seu dia-a-dia, não se desespere. Sugerimos abaixo algumas dicas para recuperar o seu equilíbrio.
- Desconecte-se quando estiver em casa. “Desligue o celular. Não precisamos estar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana”, indica o Dr. Daniel Benitti. Verificar e responder constantemente mensagens aumenta os níveis de estresse, dificulta a relação familiar e afeta negativamente o sono.
- Seja mais eficiente no trabalho. Concentre-se em uma tarefa por vez e termine-a. Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Desligue o telefone sempre que possível para minimizar as distrações.
- Cuide-se! Tome a decisão de reservar um tempo para atividade física: 30 minutinhos. Escolha e planeje refeições nutritivas e passe um tempo com amigos e familiares toda semana. Faça dessas simples coisas, a sua prioridade.
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment