O Lipedema é uma doença crônica e progressiva do tecido adiposo. As mulheres que têm essa enfermidade apresentam queixas de pernas gordas, hematomas com facilidade, muita celulite e dores nos membros inferiores. Quais as opções de tratamento para Lipedema?
Infelizmente, muitas pacientes se sentem rejeitadas pelos médicos, escutam que é normal, de família ou que elas estão obesas. Embora 11% das mulheres tenham Lipedema, muitos profissionais desconhecem o que é essa doença e a maioria das pacientes ficam sem diagnóstico, fazendo tratamentos sem resultado e gerando um abalo psicológico imenso.
“Ao contrário da obesidade, a gordura do Lipedema não diminui com dieta e atividade física e, por isso, muitas mulheres ficam desacreditadas com o tratamento. Contudo, todas as pacientes melhoram com o tratamento clínico, embora o resultado varie de mulher para mulher. Nos casos iniciais, elas ficam sem dores, hematomas e inchaço nas pernas, além de melhorar a celulite. Já para casos mais avançados, o melhor procedimento é o cirúrgico, com a lipoaspiração”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema, eleito personalidade do ano 2017 na área da saúde pelos avanços no tratamento do Lipedema.
LEIA TAMBÉM: Qual a melhor dieta para tratar o Lipedema?
LEIA TAMBÉM: Você sabia que a cavalinha melhora as celulites e o Lipedema?
Existe mais de uma técnica para realizar a lipoaspiração no tratamento do Lipedema. Em todas elas é obrigatório fazer a tumescência com infiltração de líquido anestésico e epinefrina, para diminuir o sangramento e preservar os vasos linfáticos das pernas.
Todas as técnicas podem ser feitas com anestesia local mais sedação, sem a necessidade de anestesia geral e com incisões mínimas. No entanto, o volume aspirado total (gordura + fluido) não deve ultrapassar 5 litros para evitar complicações pós operatórias, como a trombose. Além disso, em alguns casos pode ser necessário mais de um procedimento.
As principais técnicas de lipoaspiração são:
- Tradicional
- Vibrolipo
- VASER
- WAL
- LASER
Tradicional
A lipoaspiração tradicional é realizada com cânulas de aspiração e, por meio de pressão negativa, a gordura é aspirada. O ideal é utilizar cânulas com calibre de 3,5 a 4mm. A cirurgia apresenta baixo risco de lesões, porém é importante lembrar que a gordura do Lipedema é mais difícil de ser aspirada do que uma gordura normal.
Vibrolipo
Consiste na lipoaspiração com o auxílio de microcânulas vibratórias. A vibração quebra a gordura do Lipedema sem causar lesão nos tecidos ao redor, facilitando a absorção e reduzindo o tempo do procedimento.
“Essa técnica é utilizada na Alemanha há mais de 20 anos com resultados seguros e duradouros”, complementa o Dr. Daniel Benitti.
VASER
O VASER (Vibration Amplification of Sound Energy at Resonance) utiliza uma cânula metálica que transmite vibração para o tecido gorduroso, quebrando-o. Depois, o mesmo é aspirado por cânulas de aspiração. Essa técnica facilita a aspiração da gordura, mas aumenta o custo e o tempo do procedimento.
WAL
A WAL (Water Assisted Liposuction) é uma técnica que lança jatos de água para quebrar a gordura, facilitando a aspiração por cânulas. A água injetada na contagem total do aspirado não deve superar 5 litros.
LASER
A energia do LASER (ou Smart Lipo) quebra a gordura, que é aspirada. Posteriormente utiliza-se o mesmo laser para tentar deixar a pele mais firme. Ele aumenta o custo e o tempo do procedimento, mas não há evidência científica de que deixa a pele mais firme nas pacientes com Lipedema.
Importante
Não existe a melhor técnica para o tratamento do Lipedema. O cirurgião é mais importante do que a técnica. O ideal é procurar um médico com experiência no tratamento e que entenda do assunto.
Não caia em jogadas de marketing e promessas. Esteja preparada para mais de uma cirurgia e para a necessidade de remoção de pele, caso sobre após os procedimentos.
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
apos a lipo a perna ira ficar do jeito que deveria ser se nao fosse o problema de lipedema, grossura, e quem tem lepedema o osso da perna continua ser normal ou com o problema da doença o osso cresce tambem, acho que tenho e pareçe que o joelho a maior parece que cresceu pro lado.
Boa tarde. A perna fica mais fina. A cirurgia não é estética mas sempre deve ser procurado alcançar a satisfação estética da paciente. Quanto ao osso, não há nenhuma alteração.
O ideal seria passar por uma consulta para poder dar esta resposta.
tem tratamento alternativo a cirurgia? quero tratar mas tenho medo da cirurgia. meu grau é o 2. obrigada.
Boa tarde. Existe tratamento clínico.
Boa noite Dr. Daniel.
Me senti importante lendo sua publicação sobre lepedema. Já fui a muitos vasculares e nenhum deles falou sobre a doença. Sempre tratando como se fosse culpa minha, ou ” é assim msm”. Obrigada por me fazer me sentir melhor, sabendo que não sou uma aberração.
Obrigada pela publicação.
Fui a um vascular que disse q tenho lipedema e que esse edema está relacionado ao comprometimento da circulação linfática. Tenho uma veia dilatada mas que, ele disse, não há indicação cirúrgica.
Me orientou a perder peso, fazer drenagem linfática e usar meia de média compressão.
Faço spinning há 7 anos e fico frustrada pq a perna não afina nunca. Como li aqui, realmente no lipedema não irá afinar mesmo.
Não sei o que fazer. Agr além das pernas gordas, tb sinto dor.
O ideal seria passar por uma consulta. O lipedema tem tratamento