Benefícios da cúrcuma para a saúde.

Informações sobre a cúrcuma que você gostaria de saber

4.5/5 - (2 votes)

 

Benefícios da cúrcuma para a saúde.
O segredo da cúrcuma está nos benefícios da curcumina: ela tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

 

A cúrcuma é uma especiaria que vem da planta açafrão (açafrão da terra) e o seu principal ingrediente ativo é a curcumina que dá o tom amarelado. O segredo da cúrcuma está nos benefícios da curcumina: ela tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Existem diversas pesquisas para identificar se ela pode ajudar no tratamento de doenças nas quais a inflamação desempenha um papel importante, como artrite, Lipedema, síndrome do intestino irritável e demência, por exemplo.

Em um estudo com pacientes com colite ulcerativa mostrou que aqueles que tomaram 2 gramas de curcumina por dia, junto aos medicamentos prescritos, tinham maior probabilidade de permanecer em remissão do que aqueles que tomaram o medicamento sozinho. Ou seja, não ajuda durante uma exacerbação da doença, mas ajudou a prolongar os períodos livres da inflamação.

Dicas alimentares que diminuem a inflamação

Outro ensaio clínico mostrou que 90 miligramas de curcumina tomados duas vezes ao dia durante 18 meses ajudaram a melhorar o desempenho da memória em adultos sem demência. Os pesquisadores acreditam que a redução da inflamação do cérebro e das propriedades antioxidantes da curcumina levaram a um menor declínio na neurocognição. A curcumina também pode ter um papel na prevenção do desenvolvimento da doença de Alzheimer por diminuição do depósito de radical amilóide.

“Você pode tomar o açafrão como suplemento ou como tempero. A curcumina é mais potente em um suplemento, porque eles a extraíram do açafrão. Se você está comprando açafrão na loja, ele tem algumas propriedades antioxidantes. Embora usá-lo como tempero possa não ter um impacto significativo, é uma ótima maneira de temperar os alimentos sem sal, o que também ajuda no tratamento do Lipedema. No entanto, a curcumina nunca deve substituir o tratamento médico prescrito ou ser utilizada isoladamente como tratamento. Sempre converse com o seu médico antes de iniciar um suplemento dietético, uma vez que eles podem interagir com outros medicamentos que você está tomando!”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular, médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Dicas

Algumas dicas são muito importantes e recomendadas para quem quiser iniciar o consumo:

  1. Verifique a sua dose

Embora os médicos geralmente recomendem tomar 500 miligramas duas vezes ao dia com alimentos, a dose certa para você depende da sua saúde geral. “Mais” nem sempre é “melhor”, então converse com o seu médico.

Para uma absorção ideal, experimente ingerir gorduras saudáveis para o coração, como azeite, abacate, nozes e sementes.

  1. Comece baixo e aumente

Embora a maioria das pessoas tolere muito bem a cúrcuma, é possível que haja alergia ou intolerância, assim como um pouco de dor de estômago. Se você tem uma dose-alvo em mente, comece com a dose mais baixa e vá aumentando.

  1. Seja exigente

A qualidade das matérias-primas faz a diferença. Procure por açafrão-da-terra autêntico e de boa procedência para cozinhar. Para suplementos, encontre um produto com o mínimo possível de ingredientes, não compre pela internet sem saber a procedência.

  1. Não estoque

Com suplementos e especiarias, compre apenas o suficiente e, em seguida, reabasteça o estoque. Sua qualidade é reduzida por serem repetidamente expostos ao ar. Guarde-os em um local fresco e escuro.

  1. Não pare de usar os seus medicamentos

A cúrcuma pode ajudar a complementar o tratamento convencional, mas não é um substituto para o medicamento.

Nenhum suplemento dietético pode substituir medicamentos ou mesmo uma dieta completa. Não existem milagres!

  1. Ouça o seu corpo

Embora o risco de efeitos colaterais seja baixo e as interações medicamentosas sejam improváveis, pare de tomar, caso note efeitos adversos. A cúrcuma pode causar inchaço e existe uma preocupação teórica de que ela possa interagir com alguns medicamentos.

Gostou das dicas e das informações? Compartilhe!

LEIA TAMBÉM: O que você come tem um impacto enorme na sua saúde. Principalmente se você tem Lipedema.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.