Descobriu que tem Lipedema, iniciou o tratamento clínico e sentiu a melhora da dor e inflamação? As pernas estão mais leves, às vezes até mais moles. Agora é hora de aproveitar e iniciar o processo de emagrecimento! O plano alimentar abaixo de 3 dias com 1.200 calorias diárias vai te ajudar neste processo. Confira a dieta!
Dia 1
Café da manhã: 2 ovos, 2 fatias de pão integral, 1 colher de sopa de azeite.
Almoço: 2 fatias de pão integral, 90g atum (enlatado em água), 1 fatia de queijo mozzarella desnatado, 1 colher de sopa de maionese de azeite.
Jantar: 100g de frango grelhado, 1 batata doce cozida média, 1-1 / 2 xícaras de feijão.
Lanches: 1 xícara de leite desnatado, 1 maçã média.
Dia 2
Café da manhã: 1 xícara de aveia, ½ xícara de mirtilos, 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.
Almoço: 2 fatias de pão integral, 60g de peito de peru, 1 fatia de queijo suíço, 1 colher de chá de mostarda, 1 xícara de leite desnatado.
Jantar: 100g de salmão, ½ xícara de arroz integral, 1-1 / 2 xícaras de brócolis, 2 colheres de chá de azeite, 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado.
Lanches: 150g de iogurte grego sem gordura, ½ xícara de morangos.
Dia 3
Café da manhã: 1 xícara de queijo cottage sem gordura, ½ xícara de abacaxi fresco.
Almoço: 100g de frango grelhado, ¼ xícara de pimentão, ¼ de abacate, 2 colheres de sopa de molho de salada, ¼ xícara de alface picada; e 1 pêssego médio.
Jantar: 3 almôndegas de peru, ½ xícara de massa de trigo integral, 1/3 xícara de molho marinara, 1 colher de sopa de queijo parmesão; 2 xícaras de mistura de alface, 1 colher de chá de azeite, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico.
Lanches: ¼ xícara de nozes mistas, 2 colheres de sopa de frutas secas.
Dicas que vão te ajudar ainda mais a ter hábitos alimentares saudáveis:
Faça a dieta do mediterrâneo
A dieta mediterrânea é rica em alimentos ricos em nutrientes, repletos de vitaminas, minerais, fibras e/ou gorduras saudáveis: produtos frescos; nozes, sementes e azeite; feijão e grãos inteiros; e proteínas magras.
“A dieta típica da maioria das pessoas contém muitos alimentos de alto teor calórico desprovidos de nutrientes: refrigerantes, batatas fritas, biscoitos, doces e chocolate. Eles aumentam o seu peso e elevam o açúcar no sangue e os níveis de colesterol ruim ao aumentar a inflamação como um todo. A alimentação é uma fonte importante de inflamação e a dieta do mediterrâneo é anti-inflamatória sem ser muito restritiva. Ela faz bem para todo mundo”, indica o Dr. Daniel Benitti, médico cirurgião vascular especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
Escolha gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis (insaturadas) não se tornam sólidas à temperatura ambiente e incluem óleos vegetais, nozes, azeitonas, abacate e peixes gordurosos.
As gorduras saturadas, por sua vez, tornam-se sólidas à temperatura ambiente. Embora haja espaço para alguma gordura saturada em nossas dietas, queremos limitar a carne e manter a gordura animal sólida, como pele de frango e bacon, ao mínimo.
Comece substituindo a carne vermelha por aves ou peixes e laticínios integrais por opções à base de plantas, como azeite de oliva e nozes. Experimente fazer uma refeição sem carne por semana usando feijão ou legumes.
Fuja da gordura vegetal hidrogenada, pois ela inflama muito o corpo. Leia o rótulo de produtos industrializados.
Diferencie carboidratos saudáveis de carboidratos prejudiciais à saúde
Carboidratos ricos em fibras (como grãos integrais e legumes) são sempre melhores do que carboidratos simples, como doces, salgadinhos, batatas fritas, pão francês, macarrão ou arroz. Cada refeição deve incluir muitos vegetais e algumas frutas ou grãos integrais.
Cozinhe mais em casa
As refeições em restaurantes costumam ser ricas em sal e gordura saturada. Cozinhar em casa permite você ser mais saudável e comer com os olhos durante o preparo dos pratos. Além de ser mais saudável, você irá perceber que vai economizar bastante. Evite pratos fritos, cremosos ou com manteiga e opte por alimentos assados, cozidos ou grelhados.
Reduza o sal na sua dieta
Sempre leia os rótulos dos alimentos para verificar o teor de sódio Limite a ingestão ao máximo de 1,5g de sal por dia, pois ele inflama, aumenta a pressão e piora o lipedema.
Cuidado com pizza, congelados, embutidos, caldo em tablete, sopas e risotos prontos, pães e sanduíches.
Lembre-se!
Estamos aqui para mostrar o melhor caminho a seguir, você tendo ou não Lipedema. Hábitos de vida saudáveis fazem bem para todos e permite que o nosso corpo fique em harmonia e possa envelhecer de uma forma melhor.
LEIA TAMBÉM: 5 alimentos que inflamam e devem ser evitados
LEIA TAMBÉM: O que comer para aliviar a dor?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment