beneficios-amamentaca-aleitamento-materno-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

Semana mundial do aleitamento materno: conheça mais um importante benefício da amamentação

A amamentação com leite materno contém bactérias do intestino da mãe e nutrientes que estimulam a proliferação de bactérias promotoras de saúde na criança, os famosos probióticos. (imagem veja)

Uma mãe no momento da concepção deve ser saudável. Idealmente, durante a gestação, ela deve ganhar peso adequadamente e continuar a se exercitar. Isso resulta em uma colonização intestinal equilibrada. Quando um bebê nasce por meios naturais, um grande bolus de bactérias colonizadoras provém da ingestão dos organismos intestinais e vaginais da mãe. Após o nascimento, uma criança coloniza rapidamente seu intestino sob a influência do leite materno, que deveria ser dado exclusivamente pelos primeiros quatro meses de vida. A amamentação com leite materno contém bactérias do intestino da mãe e nutrientes que estimulam a proliferação de bactérias promotoras de saúde na criança, os famosos probióticos.

A natureza das doenças mudou muito nos últimos 30 anos. Observamos um aumento impressionante de alergias e condições auto-imunes, como diabetes, obesidade, doença inflamatória intestinal, doença celíaca e esclerose múltipla. O microbioma, as colônias variadas e cheias de bactérias intestinais dentro de nós, pode estar ajudando a impulsionar essa mudança.

“A colonização ocorre nos primeiros dois anos de vida. Ele passa por estágios: alguma exposição no útero ocorre com bactérias do intestino da mãe, passando pela placenta para o líquido amniótico. A colonização principal começa com o parto, quando o feto passa pelo canal do parto ou nasce por cesariana. Cada modo produz um padrão de colonização diferente. A colonização é ainda mais afetada pela dieta (leite materno versus fórmula) e desmame com alimentos sólidos. Com colonização completa aos dois anos de vida, cada indivíduo tem uma assinatura única de bilhões de organismos que residem, principalmente em seu cólon”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

A natureza das bactérias colonizadoras difere com base na localização geográfica do mundo.

Já é consenso que a colonização inicial apropriada do trato gastrointestinal por bactérias e uma boa nutrição desde o momento da concepção até o segundo ano de vida (os primeiros 1.000 dias) podem afetar profundamente a nossa saúde durante a infância e a idade adulta.

Uma pesquisa recente publicada na revista Nature enfatizou a importância do grande número de bactérias que colonizam o trato intestinal e podem contribuir para o desenvolvimento de funções metabólicas e protetoras no organismo. Em essência, as bactérias colonizadoras funcionam como um órgão adicional ao fornecer metabólitos protetores e substâncias antibacterianas.

Temos de 6-10 bactérias para cada célula no corpo!

LEIA TAMBÉM: Ômega 3 é muito bom durante a gestação. O bebê agradece!