Você sabia que o nosso cérebro é muito mais eficiente do que os computadores em todos os sentidos? Ou que ele tem 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, o que é suficiente para dar quatro voltas na Terra?
O cérebro é a coisa mais complexa do universo! Embora seja pequeno em proporção ao restante do corpo, domina totalmente as outras partes do corpo através de reações químicas.
Conheça 9 características do seu cérebro que provavelmente você não conhecia:
1- O cérebro humano é o único objeto de qualquer tipo que pode contemplar a si mesmo.
2- O cérebro só sente prazer. Não há receptores de dor no cérebro. A enxaqueca e a dor de cabeça surgem nas meninges que revestem o cérebro.
3- O cérebro funciona com eletricidade, produzindo energia suficiente para acender uma lâmpada de 25 watts.
4- O cérebro é a parte mais quente do corpo (2,5 graus Celsius a mais do que a temperatura corporal central). O “mais quente” é em todos os sentidos, pois a excitação começa no cérebro.
5- A capacidade do cérebro de criar novas conectividades é conhecida por ocorrer ao longo da vida.
6- Metade do cérebro é gordura.
7- O cérebro tem a consistência de uma gelatina mole. Cérebros removidos para estudo recebem tratamento especial para torná-los firmes.
8- Seus globos oculares são uma extensão do seu cérebro e estão diretamente conectados a ele.
9- A coleção de neurônios que reveste o estômago e os intestinos opera de forma independente para digerir os alimentos e é chamado de segundo cérebro.
“O cérebro é um órgão verdadeiramente único e misterioso. O pensamento ocorre no cérebro em células chamadas neurônios, que estão conectadas umas às outras em múltiplas conexões que sofrem modificações durante a vida. Doenças cerebrais como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla ocorrem entre essas comunicações. Essas doenças podem nos privar da capacidade de pensar, raciocinar e lembrar. Manter essas conexões ativas e seguir um estilo de vida saudável é fundamental para manter o cérebro saudável e evitar estas doenças”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
Um cérebro saudável apresenta neurônios saudáveis com múltiplos dendritos em elegantes aglomerados.
Alzheimer
Na Doença de Alzheimer há emaranhados dentro dos neurônios e pedaços pegajosos de proteína se formam ao redor deles. O cérebro perde memória, massa e outras funções. O risco aumenta com a idade e afeta 1 em cada 10 pessoas com mais de 65 anos. Quase metade das pessoas com mais de 85 anos têm Alzheimer.
LEIA TAMBÉM: Perdi as chaves de novo. Isso é envelhecimento ou Alzheimer?
LEIA TAMBÉM: 10 principais fatores de risco para Alzheimer
Esclerose múltipla
Na Esclerose múltipla (EM) a cobertura dos ramos, conhecida como mielina, desgasta, descasca ou desaparece de outra forma. Os sinais do cérebro não são mais isolados uns dos outros e se confundem. Cerca de 1 em 1.000 pessoas contrai e a causa é pouco conhecida.
Parkinson
Na Doença de Parkinson as células cerebrais e seus ramos precisam de uma substância chamada dopamina para transmitir mensagens de maneira adequada. Quando as células produtoras de dopamina param de funcionar, as mensagens são interrompidas. A doença de Parkinson é mais comumente vista em pessoas com mais de 60 anos e é mais prevalente em homens do que em mulheres. A causa da doença de Parkinson é pouco conhecida.
Todas as doenças cerebrais degenerativas têm relação com inflamação crônica de baixo grau. Por isso, podem ser evitadas, mas depois de estarem ativas o tratamento é muito difícil e apresenta resultados desanimadores.
Controlar o seu estilo de vida é fundamental para uma vida saudável agora e no futuro!
Nenhum investimento é tão lucrativo quanto o que você faz em você mesma!
Bom 2021!
LEIA TAMBÉM: Você sabia que existe uma dieta da mente e que ela previne Alzheimer e Parkinson?
LEIA TAMBÉM: Uso excessivo de celular pode prejudicar a sua libido, visão e cérebro
LEIA TAMBÉM: Música faz bem para o cérebro?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment