varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

Varizes: 6 dúvidas que você com certeza tem

5/5 - (4 votes)

 

varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
As varizes são mais comuns nas mulheres devido à ação hormonal sobre a parede das veias que ficam enfraquecidas e tendem a dilatar. (imagem: dicassobresaude)

 

1. O que são varizes?

Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano, sendo mais comuns nos membros inferiores. Elas retêm mais sangue a uma pressão mais alta, uma vez que há uma disfunção das válvulas e refluxo, gerando um acúmulo de sangue, com inchaço e dores, podendo, inclusive, ocorrer sangramento na região. Apesar disso, é importante salientar que, veias de grosso calibre sem disfunção das válvulas nem refluxo não são sinal de varizes, as pernas de um ciclista são um bom exemplo.

LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?

LEIA TAMBÉM: O que causa inchaço nas pernas?

LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução nas artérias

2. Quem tem circulação venosa mais visível nas pernas apresenta maior tendência à formação de varizes?

Muitas pessoas acham que têm varizes, mas não têm. Na maioria das vezes são apenas veias superficiais. Quando a pele é muito clara ou se a pessoa é muito magra, as veias podem ficar mais visíveis e salientes, o que não quer dizer que são varizes.

3. Por que as mulheres têm mais varizes?

As varizes são mais comuns nas mulheres devido à ação hormonal sobre a parede das veias que ficam enfraquecidas e tendem a dilatar. Quando uma mulher engravida, por exemplo, a progesterona chega a aumentar 35 vezes. Além disso, há o ganho de peso e a compressão das veias da pelve pelo bebê que causam as varizes.

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

LEIA TAMBÉM: Varizes do ligamento redondo. Você já ouviu falar sobre isso?

LEIA TAMBÉM: Varizes pélvicas

LEIA TAMBÉM: Dicas para evitar o inchaço na gestação

4. O que são veias perfurantes?

São veias que comunicam o sistema venoso superficial com o profundo. Contudo, quando estão insuficientes (doentes) drenam sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando muitos sintomas, inclusive podendo causar feridas e/ou sangramento. Elas sempre devem ser tratadas quando identificadas.

5. A retirada cirúrgica de uma variz pode prejudicar a minha circulação?

Não. As veias que são retiradas durante um procedimento estão doentes e não colaboram para a circulação. Com isso, há uma melhoria na drenagem venosa das pernas, aliviando dores, cansaço, edema e câimbras, além de prevenir a evolução da doença.

6. Quando o tratamento cirúrgico para as varizes deve ser indicado?

Toda pessoa que apresenta varizes tem indicação de cirurgia, tanto pela parte estética, quanto pela funcional. A partir do momento que uma veia deixa de funcionar, sua função é irreversível. Além disso, a tendência é piorar com a idade. Logo, quanto mais precoce o tratamento, mais fácil é o procedimento e a recuperação. No entanto, é importante lembrar que ninguém morre de varizes, por isso, a cirurgia não pode ser indicada para pessoas com saúde debilitada.

LEIA TAMBÉM: Laser para varizes e vasinhos

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

 

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.