Confira essas dicas para prevenir e tratar os enjoos e vômitos em viagens
O mês de dezembro chegou e você já aprendeu como prevenir trombose e síndrome do viajante no nosso blog (se não viu, leia aqui). Mas, você é daquelas pessoas que só de entrar no carro ou pegar uma turbulência no voo, se sentem nauseados ou vomitam?
Cinetose
“A cinetose é uma perturbação comum do sistema de equilíbrio, que inclui (mas não se limita) ao ouvido interno. Ela é caracterizada pela náusea, suor e tontura que algumas pessoas experimentam quando viajam, pois o sistema de equilíbrio é estimulado de forma inesperada”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
O cérebro percebe o movimento por meio de sinais sensoriais enviados pelos ouvidos, olhos, músculos e articulações. Quando há uma desconexão entre o que o ouvido interno está dizendo, o que os olhos vêem e como você está se movendo, o cérebro pode não saber como processar todos estes sinais.
Há, provavelmente, um componente genético para a cinetose. As pessoas que têm enjoo normalmente possuem um membro da família com o mesmo problema.
LEIA TAMBÉM: Vai viajar nessas férias? Confira alguns cuidados essenciais para a saúde
LEIA TAMBÉM: Vale a pena usar meia elástica no avião quando for viajar?
Dicas
Apesar de a cinetose poder ocorrer em qualquer tipo de viagem: barco, avião, trem, ônibus ou carro, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a diminuir as chances de mal estar.
- Escolha o seu lugar com sabedoria. O pior lugar no carro para quem tem cinetose é o banco de trás. “O banco dianteiro do carro, os carros dianteiros do trem, o andar superior do navio ou os assentos da asa do avião proporcionam uma menor variedade de movimento e, por isso, causam menos desconforto”, informa o Dr. Daniel Benitti. Além disso, se possível, incline a cabeça contra o encosto para minimizar os movimentos e levante-se ao sentir enjoo.
- Evite distrações. A cinetose pode ser agravada pela leitura, uso de smartphone ou por estar em uma estrada com vento lateral. Tente olhar para um ponto fixo longe, pois isso pode ajudar.
- Coma os alimentos certos antes e durante a viagem. Nas horas antecedentes, evite álcool e alimentos gordurosos, beba muita água e descanse bastante. Durante a viagem, coma bolachas secas e evite fumaça de cigarro.
Medicamentos
Existem diversas medicações que podem ser utilizadas para prevenir e tratar a cinetose. O ideal é passar por uma consulta para checar qual é mais apropriada para você ou para os seus filhos.
Também existem bandas e pulseiras que baseiam-se em pontos de acupuntura ou acupressão e podem ser úteis.
Caso a pessoa tenha cinetose que se iniciou após os 20 anos ou apresenta enxaquecas associadas, é obrigatório passar por avaliação médica.
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment