Cerca de 3 a 8% da população com descendência europeia apresenta o Fator V de Leiden – mutação genética que tem a trombofilia (distúrbio da coagulação) como atributo mais comum.
As pessoas que possuem essa enfermidade têm uma tendência maior de formar coágulos sanguíneos anormais, podendo bloquear as veias e causar embolia pulmonar. No entanto, o Fator V de Leiden por si só não causa os coágulos, mas aumenta qualquer outro fator de risco que o paciente apresente.
Outro dado importante de ser ressaltado é que 10% das pessoas com Fator V de Leiden desenvolvem trombose. Por isso é essencial tratar e cuidar bem do paciente para que ele não sofra complicações.
LEIA TAMBÉM: O que é Trombose Venosa Profunda?
LEIA TAMBÉM: Cuidados ao usar pílulas anticoncepcionais por mais de 3 anos
Existem diversos fatores de risco para a trombose, contudo, os mais comuns são:
- Câncer;
- Imobilização prolongada;
- Pós-operatório;
- Gravidez;
- Anticoncepcional ou terapia hormonal;
- Viagem longa;
- Lesão ou trauma.
Qualquer pessoa que apresente um ou mais desses fatores de risco deve procurar um cirurgião vascular para diminuir as chances de desenvolver trombose.
O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, ressalta: “Todas as pessoas, com ou sem trombofilia, devem ser atendidas com o objetivo de eliminar os fatores de risco controláveis, como o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo”.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas
O Dr. Daniel Benitti, atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment