Não deixe a pressão acabar com a sua saúde!
Você provavelmente sabe como o estresse pode afetar o seu humor e muitas vezes as suas escolhas alimentares. Mas, segundo um estudo recente, a longo prazo o estresse faz muito mal para a saúde mental e ajuda a ganhar peso.
O estudo analisou os dados de mais de 2.500 pessoas com mais de 54 anos para encontrar uma conexão entre cortisol e peso corporal.
O cortisol é um hormônio que o corpo libera quando você sente estresse físico ou psicológico. Ele é bom para situações rápidas, pois aumenta o rendimento do corpo, como em uma situação para fugir de um animal, por exemplo. Mas, a longo prazo o hormônio aumenta a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e reduz a ação do sistema imunológico.
Os resultados do estudo mostraram uma conexão entre o hormônio do estresse cortisol e o excesso de peso. Ou seja, níveis mais altos de cortisol não estavam apenas associados ao excesso de peso, mas também ao aumento da circunferência abdominal, a chamada gordura visceral.
“As pessoas que tinham IMC (índice de massa corporal) mais alto apresentaram níveis elevados de cortisol. Assim como quem tinha circunferência abdominal maior. Inclusive é importante lembrar que a circunferência abdominal é um fator de risco isolado para doenças cardiovasculares”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: É mulher e tem estresse no trabalho? Conheça os riscos de sofrer um AVC
LEIA TAMBÉM: Estresse e preocupações excessivas? Você pode estar com transtorno de ansiedade generalizada
LEIA TAMBÉM: Alimentação adequada pode tratar a ansiedade
Quando os humanos tiveram que fugir de animais selvagens e outras ameaças ambientais, um aumento temporário no cortisol era um mecanismo útil. Hoje, no entanto, o estresse é mais prolongado, o que está causando sérios estragos na saúde física e mental.
A ligação entre estresse e ganho de peso é real, principalmente porque hábitos saudáveis, como dormir o suficiente, exercitar-se e fazer uma dieta saudável são mais difíceis de manter quando você sente que está emocionalmente esgotado.
Fazer atividade física, meditação e exercícios de relaxamento são maneiras de auxiliar o controle do estresse e manutenção do peso. As suas roupas e sua saúde cardiovascular agradecem!
LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer a respiração diafragmática que melhora a ansiedade
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment