A live da última sexta-feira (19.06) que fiz no Instagram – @dr.danielbenitti – em parceria com o Objetivo Prime e a Agatha Carraro foi muito interessante e com grande interatividade. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre este assunto tão importante e atual.
A pandemia do coronavírus não desaparecerá tão cedo. Não podemos simplesmente resolver o problema estalando os dedos. Então, por enquanto, é necessário aprender a conviver com ela.
Isso pode parecer frustrante, confuso e estranho, pois a imagem de um mundo normal parece estar ao nosso alcance, mas não podemos baixar a guarda.
“Ainda há coronavírus em nossas cidades e hospitais. Fizemos muito para achatar a curva, o que manteve as pessoas seguras e ajudou a assistência médica a gerenciar pacientes graves. Os hospitais de campanha estão fechando e as atividades vão e devem voltar ao normal”, informa o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
LEIA TAMBÉM: Coronavírus e as consequências do isolamento
À medida que as cidades e empresas se abrem e a vida continua, pode ser complicado determinar quais atividades e eventos são seguros e o que vale a pena evitar.
Conhecer e seguir as diretrizes e medidas de segurança adequadas pode ajudar a determinar o nível de risco associado a uma atividade específica.
Existem ações que todos nós podemos executar que podem não parecer normais, mas que ajudam a nos proteger à medida que aprendemos a viver neste novo mundo.
Ao considerar uma atividade ou evento, devemos pensar em três fatores principais: tempo, espaço e pessoas.
Tempo
Avalie com cuidado quanto tempo você gastará na atividade. Menos tempo significa limitar o risco de exposição ao vírus.
Espaço
A atividade ou o evento ocorre em um espaço aberto ou fechado? Se for fechado, verifique se é ventilado. Sabemos que, no momento, é mais seguro estar do lado de fora do que do lado de dentro (mas, isso não significa que o risco de pegar o vírus ao ar livre seja zero). Você também deve considerar se o espaço tem um limite de quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Isso lhe indicará se será fácil ou difícil manter a distância física de 1,5m dos outros.
Pessoas
Considere se as pessoas com quem você irá interagir estão seguindo e respeitando as diretrizes de segurança, que incluem:
- Distanciamento social a pelo menos 1,5m dos outros;
- Utilizar uma máscara facial;
- Boa higiene e limpeza das mãos;
- Não compartilhar alimentos ou tocar superfícies comuns;
- Ficar em casa quando estiver doente.
Você precisa se perguntar:
- Com o que não estou confortável?
- Com quem estou interagindo?
- Quanto tempo vou ficar lá?
- Que medidas tomarei para me manter segura?
Abaixo estão 7 atividades e eventos populares e o que considerar para avaliar o risco de cada um.
Cortar o cabelo em um salão ou barbearia: de baixo a médio risco.
Ligue com antecedência e verifique se o salão ou barbearia está seguindo as orientações adequadas, como exigir que todos usem uma máscara facial, espaçando os atendimentos, examinando os sintomas e garantindo medidas de saneamento entre cada cliente.
Ir ao médico ou fazer um procedimento: baixo risco.
Hospitais, departamentos de emergência e consultórios médicos estão tomando precauções extras para manter os pacientes seguros durante a pandemia. Do atendimento de emergência aos procedimentos eletivos, como cirurgia de varizes, lipoaspiração e botox – os cuidados com a saúde são seguros e seguem os protocolos mais atualizados.
Muitos sistemas de saúde estão exigindo que os pacientes façam o teste para COVID-19 alguns dias antes de realizar um procedimento.
Além disso, as opções virtuais de telemedicina também são ótimas para quem tem uma condição médica crônica ou para quem ainda deseja permanecer em casa durante a pandemia.
Exercício na academia: alto risco.
No momento, o local mais seguro para se exercitar é em casa ou ao ar livre, mas a decisão de retornar à academia é pessoal. Se você decidir ir, convém minimizar seu tempo lá dentro para reduzir o risco de exposição. Então, entre, faça seu treino e saia. Considere também academias com ventilação de ar fresco, como janelas. Verifique se as diretrizes adequadas estão sendo seguidas – como limitar pessoas, higienizar regularmente equipamentos e manter o distanciamento social.
LEIA TAMBÉM: As academias devem abrir em breve. O que fazer?
LEIA TAMBÉM: Exercício regular pode prevenir SDRA: uma das principais causas de morte da covid-19
LEIA TAMBÉM: As faixas elásticas são uma boa opção para se exercitar em casa?
LEIA TAMBÉM: Plataforma vibratória: excelente opção para se exercitar em casa
Voar em um avião: alto risco.
Neste momento, devemos evitar viagens desnecessárias. Se você absolutamente precisar entrar em um avião, é importante seguir as diretrizes de segurança. Limite o que tocar, use uma máscara facial, lave as mãos regularmente, não toque no rosto e mantenha distância física de outras pessoas. Isso inclui a espera na fila para embarcar e retirar a bagagem.
Churrasco, festa ou casamento: risco médio a alto.
Considere se você estará em um espaço aberto ou fechado e se conseguirá manter distância física. Além disso, verifique como a comida será servida e o quanto você tocará em superfícies compartilhadas. Um jantar em estilo familiar ou uma mesa de sobremesas compartilhada não é recomendado no momento. Lembre-se de que o seu risco é consideravelmente menor se você estiver com menos pessoas. Você precisará determinar se está interagindo com outras pessoas que tomam as medidas de segurança com seriedade. Cada nova pessoa com quem você interage tem um risco.
Ir a um restaurante: baixo a alto risco.
Jantar fora em um espaço aberto e longe de outras pessoas é muito menos arriscado do que ficar sentado no balcão de um bar. Muitos restaurantes vão seguir diretrizes que incluem: espaçar as mesas, exigir o uso de máscaras para todos os funcionários e colocar barreiras físicas entre as mesas.
Infelizmente, para comer e beber não se consegue usar uma máscara facial, então você também deve levar isso em consideração. Ligue com antecedência para descobrir quais protocolos estão sendo seguidos para que você saiba o que esperar antes de partir.
Ir à praia: de baixo a médio risco.
O risco aumenta quando as praias ficam lotadas e as pessoas não conseguem manter uma distância segura umas das outras. Mas, se você conseguir se separar fisicamente dos outros, poderá nadar e aproveitar a praia com bastante segurança.
Importante
Enquanto todos tentamos determinar nosso novo normal, lembre-se de que as recomendações existem para manter o COVID-19 em um local onde possamos administrá-lo até termos tratamentos e vacinas disponíveis.
LEIA TAMBÉM: Use máscara, mesmo sem sintomas da covid-19. Saiba por que e quais cuidados tomar
LEIA TAMBÉM: Coronavírus e trombose
LEIA TAMBÉM: Você já ouviu falar em terapia florestal?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment