brigas-casais-pandemia-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

O coronavírus aumentou o estresse e as discussões entre casais. Saiba como superar esta onda de conflitos.

5/5 - (4 votes)

 

brigas-casais-pandemia-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Muitos casais estão tendo discussões neste momento de pandemia. (imagem nbcnews)

 

A quarentena causou conflito em seu relacionamento? Se sim, você não está sozinha! Muitos casais estão sentindo uma tensão emocional no relacionamento devido ao estresse da pandemia do coronavírus e as discussões entre casais aumentou bastante.

Brigas, falhas de comunicação, pequenos aborrecimentos, queda no faturamento, medo da morte, filhos em casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, podem levar a rupturas, negatividade persistente e estresse no relacionamento.

As medidas que foram tomadas para reduzir a mortalidade do coronavírus abalaram a todos. Essa conjuntura de fatores estressantes está fazendo mal para a saúde mental. Quando as pessoas passam por momentos mais difíceis por um período prolongado, elas perdem a reserva de paciência e pequenas coisas do dia-a-dia passam a irritar mais que o normal, podendo, muitas vezes, levar a discussões exacerbadas.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com as emoções neste período de pandemia?

LEIA TAMBÉM: Saiba como ter empatia: o segredo para uma convivência saudável

“Os casais estão tendo muitas discussões no geral devido a toda esta situação. Infelizmente, é comum descarregar na pessoa mais próxima. As pessoas precisam entender que quando estamos no calor de uma emoção, em um conflito, talvez não seja o melhor momento para resolvê-lo de forma absoluta, porque podemos dizer coisas das quais nos arrependeremos ou que magoam. Devemos lembrar que precisamos proteger uns aos outros e encontrar soluções compartilhadas. O ideal é dar um tempo para se acalmar, nem que seja necessário ir para outro cômodo e depois retornar ao assunto, evitando sempre o período noturno”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância.

O que fazemos depois de uma discussão pode ter um impacto duradouro na saúde dos nossos relacionamentos. Na verdade, há pesquisas que mostram que, quando as pessoas agem pedindo desculpas ou procurando ajuda externa, o relacionamento tende a melhorar a longo prazo.

No entanto, outros comportamentos, como evitação, podem ter o efeito oposto.

As pessoas devem notar se coisas como crítica, defensiva, desprezo, obstáculo ou recusa em se envolver na resolução de problemas estão crescendo no relacionamento.

Deve-se tomar algumas medidas se você valoriza o seu relacionamento e se você quer ser feliz, em vez de ter razão. Às vezes é importante ter humildade e dizer que há algumas coisas que podem ser aprendidas  e outras modificadas.

A resolução de conflitos requer prática e não é fácil, mas se pudermos nos dedicar a trabalhar em nossas habilidades ou pedir o auxílio de uma pessoa externa, isso pode ajudar.

Quando os casais começam a ficar hostis ou distantes, isso cria problemas reais e as pessoas têm dificuldades para encontrar o caminho de volta.

Somos reflexivamente humanos e temos que encontrar maneiras de reconhecer que podemos sair do eixo um pouco, mas estamos realmente interessados em nos recuperar. Podemos praticar maneiras de fazer isso ou obter ajuda profissional se realmente estiver começando a se tornar uma interferência em como você mantém a intimidade em um relacionamento.

LEIA TAMBÉM: A telemedicina foi autorizada durante a pandemia e vai fazer parte da nossa vida

Pode ser difícil saber exatamente o que fazer depois de uma discussão, simplesmente porque a resolução de problemas não é algo que normalmente ensaiamos.

“Os casais que são mais ativos na resolução de conflitos parecem se recuperar emocionalmente mais rápido do que aqueles que usam abordagens passivas. Por isso, o diálogo é importante”, enfatiza o Dr. Daniel Benitti.

Reserve um tempo para se acalmar depois de uma discussão, mas não deixe os seus sentimentos ficarem mais negativos pelos próximos dias. Trabalhe para uma resolução com o seu parceiro. Seu relacionamento será melhor por causa disso.

Juntos vamos passar por tudo isso!

LEIA TAMBÉM: Crises de pânico e ansiedade? Conheça as diferenças e como melhorar!

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para manter a calma e enfrentar as dificuldades diárias

LEIA TAMBÉM: Está difícil ter uma boa noite de sono? Veja o que fazer!

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.