Apesar de ser uma discussão antiga, a relação entre o uso dos anticoncepcionais orais e a trombose venosa profunda continua despertando não só curiosidade no meio cientifico, mas o receio das mulheres que optam por utilizá-los.
O número de anticoncepcionais disponíveis no mercado aumentou vertiginosamente, inclusive alguns que prometem diminuir os efeitos adversos, como inchaço, náuseas, dor nas mamas e dor de cabeça.
Apesar disso, o uso de anticoncepcionais aumenta SIM o risco de trombose nas mulheres (alguns mais que outros, dependendo do tipo de hormônio utilizado). As mulheres que utilizam esse método contraceptivo possuem o dobro de risco de ter trombose, comparado com quem não toma.
LEIA TAMBÉM: Cuidados ao usar pílulas anticoncepcionais por mais de 3 anos
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, a trombose é uma enfermidade rara, porém grave. “O maior risco de trombose ocorre nas mulheres que fumam e tomam anticoncepcionais e nas que tem histórico familiar da doença. Nesses casos, o ideal seria descontinuar o uso de anticoncepcionais”, indica.
Apesar de ser pouco divulgado, hoje a trombose mata mais que o câncer de mama, próstata e pulmão JUNTOS no mundo! Por isso, antes de suspender, trocar ou manter o uso do anticoncepcional, independentemente do motivo, é importante conversar com um ginecologista e com um cirurgião vascular com conhecimento no assunto, para avaliar os riscos e benefícios em cada caso e indicar outros métodos contraceptivos.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas
O Dr. Daniel Benitti, atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment