- O que são varizes?
Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano. As mais comuns são as dos membros inferiores. Estas veias retêm mais sangue a uma pressão mais alta, uma vez que as válvulas não funcionam adequadamente. Isso leva a um acúmulo de sangue na região, com inchaço e dores, podendo, inclusive, ocorrer sangramento.
LEIA TAMBÉM: Quem pode ter varizes?
LEIA TAMBÉM: Você sabia que mais de 50% dos adultos têm varizes?
LEIA TAMBÉM: O seu pai ou a sua mãe tem varizes? Saiba qual o risco de você também ter
- Por que as mulheres têm mais varizes?
As varizes são mais comuns nas mulheres devido à ação hormonal sobre a parede das veias, que ficam enfraquecidas e tendem a dilatar. Com a gravidez, por exemplo, a progesterona chega a aumentar 35 vezes e, com isso, além do ganho de peso, a compressão das veias da pelve pela criança geram varizes.
- Por que eu tenho que tratar as varizes ou vasinhos?
Toda pessoa com varizes e vasinhos tem indicação para realizar o tratamento, pois não se trata apenas de um problema estético. A partir do momento que uma veia deixa de funcionar, é irreversível, e a tendência é piorar com a idade. Logo, quanto mais precoce o tratamento, mais fácil é o procedimento e a recuperação.
É importante ressaltar que com a evolução da doença, podem ocorrer inchaço, câimbras, escurecimento da pele e feridas. Além disso, quem tem varizes possui 5 vezes mais chances de apresentar trombose – doença que mais mata dentro de hospitais.
LEIA TAMBÉM: Varizes aumentam as chances de trombose?
- A retirada cirúrgica de uma variz pode prejudicar a minha circulação?
A resposta é não. As veias que são retiradas estão doentes e não colaboram para a circulação. Com o procedimento, a drenagem venosa das pernas melhora, aliviando dores, cansaço, edema e câimbras.
LEIA TAMBÉM: A cirurgia de varizes é perigosa?
- Qual o melhor tratamento para varizes?
Não existe o melhor tratamento. Hoje, as opções são: laser, espuma, aplicação e cirurgia. Dessa forma, antes de tudo, o tratamento deve ser individualizado, pois algumas pessoas precisam tratar a veia safena, outras apenas as varizes ou os vasinhos, enquanto outras necessitam de um tratamento mais abrangente.
Sempre se deve pensar em fazer o procedimento menos invasivo, para que a recuperação seja mais rápida e indolor, e para que não haja prejuízos para a estética (que é muito importante para a maioria das mulheres). Para isso, é fundamental consultar-se com um cirurgião vascular experiente no assunto, capaz de encontrar a melhor forma de tratamento para o seu caso.
- O que são veias perfurantes?
São veias que comunicam o sistema venoso superficial com o profundo. Porém, quando estão insuficientes (doentes), drenam sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando muitos sintomas e podendo causar feridas e/ou sangramento. Sempre devem ser tratadas quando identificadas.
- As varizes e vasinhos vão reaparecer?
Uma vez tratadas as varizes e os vasinhos não vão reaparecer. No entanto, outras varizes e outros vasinhos podem surgir com o passar do tempo. Mas medidas podem ser tomadas para prevenção:
- Exercícios físicos para as pernas ajudam a bombear o sangue de volta ao coração, impedindo que acumule nas pernas, além de manter o peso ideal, já que a obesidade causa varizes;
- O uso de meia elástica também é muito importante para melhorar os sintomas e prevenir as varizes. No entanto, deve ser feito apenas com prescrição médica;
- Da mesma forma, evitar ficar longos períodos em pé e não tomar anticoncepcional auxiliam muito na prevenção de varizes.
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment