dissecaco-aorta-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

Tratamento endovascular da dissecção aguda da aorta é promissor

5/5 - (2 votes)

 

disseccao-aguda-aorta-cirurgiao-vascular-campinas-dr-daniel-benitti
A lesão da dissecção aguda consiste em uma ruptura parcial da parede da aorta, seguida pela penetração de sangue no sentido anterógrado, criando, assim, um falso trajeto.

 

A dissecção é a doença mais comum e catastrófica da aorta. Pacientes com essa enfermidade em situação complicada possuem risco de morte superior a 50%, sendo que esse número aumenta a cada hora que passa. Porém, o tratamento endovascular realizado por um cirurgião vascular experiente tem chance de sucesso superior a 90%.

O Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, é um dos pioneiros neste tipo de tratamento. Segundo o profissional, a lesão da dissecção aguda consiste em uma ruptura parcial da parede da aorta, seguida pela penetração de sangue no sentido anterógrado, criando, assim, um falso trajeto.

LEIA TAMBÉM: Dr. Daniel Benitti ministra aula no Simpósio Aorta 2016

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular

“A dor no peito é o sintoma mais comum dessa enfermidade, presente em mais de 90% dos pacientes. Dessa forma, deve-se suspeitar de dissecção da aorta em todo paciente que apresente dor torácica de início súbito, abrupto em sua máxima intensidade”, alerta.

O fator de risco mais prevalente na dissecção aguda da aorta é a pressão alta. Além disso, ela acomete mais homens que mulheres. Porém, nem todos os pacientes necessitam ser submetidos à cirurgia. Para muitos, apenas o controle rigoroso da pressão já é suficiente. No entanto, os que apresentam complicação devem ser submetidos à correção cirúrgica.

“Hoje, temos a possibilidade de realizar o tratamento endovascular que é minimamente invasivo. Ele consiste em ocluir o óstio da dissecção da aorta com uma endoprótese revestida e com uma endoprótese não recoberta nós mantemos a luz da aorta aberta. Dessa forma o fluxo de sangue passa preferencialmente pela luz verdadeira e a luz falsa, mesmo que pérvia, não estará mais pressurizada”, esclarece Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: Principais exames na cirurgia vascular

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.