valor-plano-de-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

Por que os planos de saúde são caros se os médicos representam menos de 8% dos custos das operadoras?

5/5 - (6 votes)

 

valor-plano-de-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Não há o que justifique eticamente que os preços pagos por pacientes para os planos de saúde subam cada vez mais.

 

Honorários médicos não são os responsáveis pelos altos preços dos planos de saúde no Brasil. Hoje, eles representam menos de 8% dos custos das operadoras, conforme análise das informações financeiras de operadoras e cooperativas médicas. Além disso, mesmo que houvesse um reajuste de 20% nos vencimentos dos médicos, o impacto nos custos totais seria de apenas 1,6%. Se o incremento fosse de 50%, o impacto seria de 4% no total. Isso significa menos de 1/3 do reajuste aprovado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para os planos de saúde, que ocorre na faixa dos dois dígitos.

Segundo o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, não há o que justifique eticamente que os preços pagos por pacientes para os planos de saúde subam cada vez mais, enquanto os médicos, personagens fundamentais neste processo, não tenham sequer a correção inflacionária aplicada nos honorários.

“Esta situação é um desrespeito aos médicos e aos pacientes, afinal eles são os maiores prejudicados nestes ajustes abusivos. Infelizmente não há divulgação de informações sobre este assunto e, por isso, muitas pessoas estão perdendo o convênio, pois não conseguem adequar o gasto no orçamento. Ao mesmo tempo, o médico não é remunerado de forma adequada e ninguém sabe para onde é destinado o dinheiro das operadoras”, alerta.

LEIA TAMBÉM: Reembolso médico: como usar em consultas, exames e cirurgias

LEIA TAMBÉM: Meu convênio pediu uma segunda opinião. O que eu faço?

Hoje, praticamente não há negociação entre operadoras de saúde e pacientes sobre reajustes. Normalmente, há apenas um informe anual sobre o percentual acrescido, muitas vezes, inclusive, superior aos índices da inflação. As informações sobre o real motivo do reajuste e o porquê de o valor praticamente dobrar quando a pessoa atinge 59 anos nunca são explicadas. Por outro lado, os honorários médicos ficam em patamares baixíssimos, dificultando um bom atendimento e manutenção de uma boa qualificação exigida do profissional.

“Temos visto muitas pessoas que se aposentam e perdem o convênio que era vinculado à empresa e não conseguem fazer um novo contrato devido ao valor ser muito maior que o praticado anteriormente ou porque as próprias seguradoras não aceitam”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

É urgente a necessidade de uma ANS mais ativa, entendendo de forma mais ampla os impactos de sua atuação ou de suas omissões.

Ajude-nos a divulgar esta informação para reverter esta situação.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.