Hoje mais da metade do mundo quer emagrecer. Nos últimos 40 anos todo o mundo engordou como um todo. De uma forma prática é que as pessoas estão encarando o processo de emagrecimento e ser saudável de uma forma inadequada e/ou inapropriada
Segue uma lista dos erros mais comuns:
1. Estabelecer metas irreais
Prometer perder 5 quilos em uma semana pode parecer uma boa ideia. Mas o seu corpo odeia isso. O seu corpo não foi projetado para perdas de peso maciça. Isso gera um caos metabólico que fica insustentável no longo prazo.
Fuja de desafios!!!!!!
“Estudos indicam que perder 1 a 2 quilos por semana é uma meta razoável, dependendo do tipo de corpo. É mais provável que esta abordagem gradual resulte em comportamentos sustentáveis que ajudem a evitar que o peso perdido volte. As pessoas tem de focar no processo e não em números. Quem precisa de números, desiste durante o tratamento. Esse de longe é o maior erro das pessoas no mundo, principalmente das mulheres com lipedema. Mudar os hábitos é o que torna alguém saudável. Amor, saúde e família se conquista, não se compra.” – Apresenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Definir metas de curto prazo mais alcançáveis também permite que você aproveite as realizações. Cada quilo perdido vira motivo para comemorar seu esforço e comprometimento.
Não subestime o poder do reforço positivo. Valorize as pequenas conquistas. Quando você realiza ações que fazem você se sentir bem, você deseja continuar praticando-as.
Em vez de se concentrar nos números da sua balança, procure estabelecer padrões alimentares mais saudáveis e mudanças no estilo de vida. Isso normalmente leva à perda de peso e à sensação de melhora do corpo. Às vezes o peso na balança não muda, mas o seu metabolismo está muito melhor. A balança não mostra saúde.
2. Dietas da moda
Se um programa de dieta superficial que promete derreter quilos parece bom demais para ser verdade… bem, provavelmente não é verdade ou não vale seu tempo e esforço.
As dietas da moda oferecem muitas promessas de tirar o fôlego (DERRETER A GORDURA DA BARRIGA!), Mas oferecem poucos resultados a longo prazo, se houver. Basicamente, esses planos oferecem esperança e entusiasmo, mas pouco mais.
Então, como você identifica uma dieta da moda? Muitos se concentram em comer um alimento ou tipo específico de alimento. É uma restrição atrás de outra restrição até você não aguentar mais de tanta restrição e ter um episódio de compulsão alimentar e todo o sentimento de culpa e fracasso que vem junto.
“Ao cortar grupos de alimentos, muitas dietas da moda excluem os principais nutrientes de que seu corpo necessita, o que pode levar a problemas de saúde. As dietas da moda muitas vezes estabelecem uma relação disfuncional com os alimentos que pode ser difícil de desfazer.” – Explica.
Uma dieta saudável e sustentável é normalmente aquela que é completa. Isso significa comer frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas e laticínios em porções que façam sentido.
3. Usar a culpa como motivador
Culpar-se mentalmente por causa do seu peso não ajudará a diminuir os números na sua balança. Na verdade, pode ter o efeito oposto.
Estudos mostram que sentimentos de culpa em relação ao seu peso podem levar ao ganho de peso e desencadear uma relação pouco saudável com a comida.
Em outras palavras, abandonar os pensamentos “negativos” pode ajudá-la a perder peso.
4. Pular refeições
Se cortar calorias equivale a perder peso, então pular refeições deveria fazer maravilhas, certo? Não exatamente. Principalmente o café da manhã. Afinal, a comida é combustível para o seu corpo. Você não pode simplesmente deixar seu tanque vazio.
Pular o café da manhã pode desacelerar o metabolismo, o que significa que o corpo queima menos calorias – um ajuste fisiológico que pode levar ao ganho de peso.
Agora, existem programas de jejum intermitente que limitam suas “horas de alimentação” e podem ser eficazes para perda e controle de peso. Mas estes planos mantêm a ingestão nutricional e não se baseiam em saltar refeições.
Nunca pule o café da manhã!
Por outro lado, tenha cuidado com dietas de baixa caloria que ficam abaixo de 1.000 calorias por dia. Comer uma quantidade tão mínima de alimentos muitas vezes requer suporte nutricional extra através de vitaminas e suplementos. Converse com seu médico para evitar quaisquer deficiências.
5. Concentrar-se apenas na alimentação e nos exercícios
Limitar calorias e aumentar a atividade são normalmente os movimentos essenciais para quem quer perder peso. Mas outros hábitos de estilo de vida não devem ser ignorados enquanto você trabalha em direção ao seu objetivo de peso.
“A qualidade do sono e estresse são extremamente importantes. Alto estresse e pouco sono podem afetar os hormônios que controlam o apetite e levar a comer demais.”- Afirma.
Perder peso não é fácil. Não existem atalhos. Mas existem maneiras de perder quilos com segurança e melhorar sua saúde geral. Dê a si mesma, tempo e flexibilidade para trabalhar em direção ao corpo que deseja.
https://health.clevelandclinic.org/the-10-worst-ways-to-lose-10-pounds/?utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_campaign=cc+posts&fbclid=IwAR2DC3aSn1NDkNx4dj-G1yxcCF7d1ueIuMb3eCMsx-NPnQV4tyGY3notDr0
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment