Não é fácil ser uma pessoa da noite. Grande parte do mundo opera com uma programação matutina. Nossa sociedade tende a recompensar as pessoas que preferem acordar cedo para trabalhar.
Praticamente todas as atividades começam cedo, trabalho, escola, reuniões, cirurgias, etc.. Viver em um mundo assim é um sufoco para algumas pessoas.
Mas, o que fazer se você é uma pessoa da noite? Não consegue dormir cedo, gosta de trabalhar a noite, pois sente que rende mais, e depois não consegue acordar cedo?
LEIA TAMBÉM: Dificuldades para dormir? Confira estas dicas!
“Nossos ciclos naturais de sono / vigília são conhecidos como nosso ritmo circadiano e podem variar muito de pessoa para pessoa. As pessoas se enquadram em grupos ou cronotipos diferentes, dependendo de se sentirem mais acordadas e alertas pela manhã, à noite ou em algum ponto intermediário. Se essa programação se adequar ao seu estilo de vida e às suas obrigações, não é necessário alterá-la”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância.
Nenhum cronotipo é inerentemente melhor ou pior do que outro. Não há nada de errado em ficar acordado até tarde e dormir de manhã. O problema surge quando a hora de dormir tarde conflita com as suas obrigações matinais. Se você dorme regularmente menos do que as sete a nove horas recomendadas por noite, sua saúde e bem-estar podem ser prejudicados.
Infelizmente, não podemos escolher nossos cronotipos. A genética desempenha um papel na identificação como uma pessoa matinal ou noturna. Mesmo assim, os seus hábitos e comportamentos podem reforçar essas tendências naturais, e eles não são imutáveis. Ao fazer mudanças comportamentais, você pode ser capaz de mudar suas preferências de horário de sono.
Como se tornar uma pessoa da manhã?
1.Mude a sua hora de dormir
Conte a partir do momento em que o seu alarme tocar, com o objetivo de um total de sete a nove horas por noite. Essa será a sua hora de dormir. Se você está acostumada a dormir bem depois da meia-noite, ir para a cama às 10:00 pm com certeza vai ser pior.
Procure ir para a cama 15 ou 20 minutos mais cedo do que o normal por alguns dias. Em seguida, adiante mais 15 minutos por mais alguns dias, sucessivamente. É importante ajustar o seu tempo de sono gradualmente.
2.Torne isso uma rotina
Uma rotina tranquila de dormir é a chave para ajudá-la a adormecer mais cedo. Pelo menos uma hora antes de ir dormir apague as luzes e desligue os aparelhos eletrônicos. Encontre algo relaxante para fazer, como tomar um banho quente, ler um livro ou ouvir um podcast (não muito estimulante). Dê a si um tempo para relaxar e preparar a sua mente para dormir.
LEIA TAMBÉM: O uso do celular a noite pode estar acabando com o seu sono
3.Ilumine
Nossos ritmos circadianos respondem à luz e à escuridão. A exposição à luz solar logo pela manhã te ajuda a se sentir mais alerta e também a mudar o ritmo interno em direção a um horário de despertar mais cedo.
A luz natural é a melhor, então saia ou abra a janela do seu quarto. Se você não puder sair ou se seu quarto não tiver luz natural, experimente uma lâmpada que imita o espectro da luz natural.
4.Torne as manhãs mais agradáveis
Tente agendar algo que te dê prazer pela manhã, de modo que se levantar pareça menos trabalhoso. Aquele cafezinho gostoso, um gole em silêncio, roupão e pantufa da vó. Saber que algo agradável a espera pode ajudar a dar aquele primeiro e doloroso passo para fora da cama.
5.Mude o alarme de lugar
Desligar o alarme e dormir somente mais 5 minutinhos é muito tentador e normalmente catastrófico. Experimente colocar o despertador do outro lado do quarto, longe da cama, de modo que você tenha de levantar para desligá-lo.
Alguns aplicativos tornam ainda mais difícil dormir, forçando você a se envolver em atividades mentalmente estimulantes, como resolver um quebra-cabeça para parar o bipe. Faça o que puder para evitar que você volte para a cama.
6.Mexa-se
Se você é uma pessoa noturna, uma corrida matinal pode soar como um castigo. Mas, se você conseguir adquirir o hábito, exercitar-se pela manhã pode dar-lhe energia para começar o dia.
7.Seja consistente
Você não tem que ter compromisso com o seu novo objetivo. Se você quiser ficar fora até tarde em uma festa (quando acabar a pandemia) ou dormir até tarde no final de semana, tudo bem. A vida acontece. Mas, tente manter a sua nova programação o mais consistente possível. Limite as ‘exceções’ ou elas vão se transformar em uma bola de neve e empurrá-la de volta para a sua programação anterior.
“A pessoa deve considerar os benefícios da mudança. Você quer se tornar uma pessoa matinal para ser mais produtiva? Você quer passar mais tempo em família? Você não trabalha, mas acorda com a sensação de ter perdido metade do dia? Pensar nos benefícios pode ajudar a mantê-la motivada. Lembre-se que quem evolui é aquele que melhor se adapta”, enfatiza o Dr. Daniel Benitti.
Se você fez essas alterações e ainda está lutando para se arrastar para fora da cama, considere consultar um especialista em sono. Um auxílio profissional pode ajudar a descobrir se existem barreiras que a impedem de fazer essas mudanças de comportamento ou se você pode ter um distúrbio do sono subjacente.
Embora mudar a sua programação exija algum esforço, isso tornará mais fácil realizar a primeira tarefa do dia: acordar. Você pode nunca ser alguém que vive para o nascer do sol, mas as manhãs não precisam ser um sofrimento.
LEIA TAMBÉM: Está difícil ter uma boa noite de sono? Veja o que fazer!
LEIA TAMBÉM: Você sempre acorda de madrugada no mesmo horário?
LEIA TAMBÉM: Uma nova era para a medicina mente-corpo
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment