Os tratamentos de varizes e vasinhos são muito procurados. Contudo, infelizmente, hoje há muitos anúncios nas mídias sobre esses procedimentos, muitas vezes com apelo ilustrativo e tentadores, principalmente pelo preço. Com isso, algumas pessoas acabam se iludindo e caem em verdadeiras armadilhas.
É importante lembrar que as varizes não são apenas uma preocupação estética, como já informamos diversas vezes em nosso blog (leia aqui). Elas e os vasinhos podem gerar desconforto, inchaço, queimação, sangramento e são fatores de risco para trombose.
“Quando as varizes e os vasinhos são tratados adequadamente, os pacientes obtêm grandes benefícios para a saúde, além da melhora estética. O tratamento correto da insuficiência venosa impede a deterioração da pele causada pela dermatite que causa úlceras e também melhora o inchaço, coceira, cansaço queimação e câimbras nas pernas. Diversos estudos já provaram isso”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
O ideal é sempre procurar um cirurgião vascular com experiência em doenças venosas para realizar o tratamento. Um profissional com boa formação e que se mantenha sempre atualizado.
LEIA TAMBÉM: O seu pai ou a sua mãe tem varizes? Saiba qual o risco de você também ter
LEIA TAMBÉM: Você sabia que mais de 50% dos adultos têm varizes?
Tratamentos
Hoje existem mais de uma opção de procedimento para varizes: cirurgia, laser, espuma e escleroterapia. Porém, não há a melhor técnica para todas as pessoas, ela deve ser sempre individualizada para obter o melhor resultado possível.
A escolha de uma técnica inadequada pode gerar complicações, como manchas, por exemplo (figura 1), além de insatisfação estética e funcional, sem dizer na recorrência a curto prazo.
O tratamento de vasinhos também deve ser realizado apenas por um cirurgião vascular. O erro na escolha do procedimento, do agente esclerosante ou mesmo a incapacidade técnica, principalmente quando feitos por pessoas que nem sequer são médicos, podem causar feridas nas pernas de difícil tratamento. (figura 2)
“As pessoas devem entender que o barato pode sair muito caro. O número de complicações realizadas por pessoas não habilitadas tem crescido muito. Além disso, é importante ressaltar que não adianta procurar um profissional bom quando a complicação já ocorreu. O ideal é procurá-lo desde o início”, alerta o Dr. Daniel Benitti.
Dica
Procure estudar bastante antes de realizar um tratamento. Não caia em armadilhas. Procurando e escolhendo bem, você terá o resultado duradouro que deseja!
LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?
LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular
LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment