A maioria das pessoas associa dieta saudável com uma cintura fina e peso adequado. Sem dúvida alguma, o ganho de peso pode indicar a necessidade de repensar o que você está comendo. Mas, muitos outros problemas de saúde têm raízes em hábitos alimentares inadequados e eles normalmente não surgem da noite para o dia. Portanto, preste atenção ao longo do tempo e escute os sinais do corpo e veja o que ele está dizendo para você.
“Um estudo de 2019 mostrou que geralmente é melhor obter vitaminas e minerais por meio dos alimentos. Muitas pessoas acreditam que o suplemento é melhor que o alimento, mas isso não é verdade. Além de ser maior a absorção e biodisponibilidade, o custo de uma alimentação saudável é bem menor que o de suplementos”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.
Cabelo
Os seus órgãos precisam de nutrição adequada para funcionar corretamente e os folículos pilosos saudáveis não são exceção. Dietas de fome que levam à desnutrição protéico-energética severa podem causar cabelos quebradiços, ou pior, queda de cabelo. Estudos mostram que dietas com baixo teor de proteínas, ácidos graxos essenciais e nutrientes como vitamina C, zinco e ferro estão associadas à perda de cabelo, queda de cabelo e perda de pigmentação. Procure fontes magras de proteína (pense em ovos e salmão grelhado), muitas frutas e vegetais, e sementes e nozes para um cabelo saudável.
Pele
O envelhecimento é inevitável, mas uma crescente de pesquisas indica que uma dieta nutritiva pode promover a saúde da pele e retardar os sinais externos de envelhecimento. Um estudo de 2012 relatou que uma dieta rica em vitaminas A, C, D e E, além dos principais antioxidantes e flavonóides, têm efeitos benéficos na pele. Para obter os benefícios e uma aparência mais jovem, consuma cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia.
Dentes
Cáries e gengivas inflamadas ou sangrando são sinais de uma dieta inadequada, inclusive, muito açúcar é o principal culpado pelas cáries. Se sempre que você vai ao dentista ganha uma obturação, saiba que isso provavelmente é devido ao consumo de bebidas e alimentos açucarados. Além disso, inchaço ou sangramento nas gengivas costumam estar associados ao consumo insuficiente de vitamina C. Você pode aumentar a vitamina C com alimentos como laranja, acerola, morangos, tomates e folhas verdes.
Cérebro
O seu cérebro parece drenado? Você tem problemas de memória ou de concentração? Está lutando contra a fadiga? O cérebro gasta muita energia, mas não consegue armazenar e, por isso, depende de uma boa nutrição para ter o melhor desempenho. Uma ingestão adequada de ácidos graxos ômega-3 é especialmente importante, pois desempenha um papel no desenvolvimento cognitivo em todas as fases da vida. Para obter bastante ômega-3 na dieta, escolha alimentos como nozes, sementes, óleo de peixe, salmão e peixes de água gelada.
Intestino
Tanto a diarreia quanto a prisão de ventre podem ocorrer se você não comer fibras suficientes. Infelizmente, a maioria das pessoas não chega perto da ingestão diária recomendada – 25 gramas por dia para mulheres e 38 gramas por dia para homens. Se você está cansada do desconforto digestivo, tente aumentar a ingestão de fibras comendo mais grãos integrais, como arroz integral e aveia, além de nozes, sementes e produtos frescos ou congelados.
LEIA TAMBÉM: 6 dicas para melhorar naturalmente o trato digestivo
Sistema imunológico
Os maus hábitos nutricionais podem comprometer o sistema imunológico e desencadear doenças e infecções. Se você está constantemente indisposta, pode se beneficiar comendo mais alimentos ricos em nutrientes. A nutrição ideal pode ajudar a reverter um sistema imunológico comprometido. Para isso, escolha alimentos ricos em vitaminas A, C e E, zinco, selênio, ferro e ácido fólico. Comece aumentando a ingestão de frutas frescas, vegetais e grãos integrais – especificamente frutas cítricas, folhas verdes e arroz integral.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico
Cicatrização
Para que um arranhão, corte ou ferida cicatrize rápida e suficientemente, é necessário um suprimento adequado de nutrientes. Se você demora para cicatrizar aquela picada ou machucado no pé, a má nutrição pode ser a culpada. As dietas deficientes afetam a resistência do novo tecido, o tempo de recuperação e a eficácia do seu corpo no combate a qualquer infecção que se infiltre em uma ferida. Estudos demonstraram que a ingestão suficiente de calorias, proteínas e nutrientes é essencial para a cicatrização adequada de feridas. Concentre-se em manter uma dieta saudável e equilibrada: o seu sistema imunológico vai agradecer.
LEIA TAMBÉM: 3 maneiras fáceis para você começar a comer melhor
LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment