Um teste rápido que pode dizer o quão bem você está envelhecendo requer apenas uma perna!
Pesquisadores da Mayo Clinic descobriram que quanto tempo uma pessoa consegue ficar em pé sobre uma perna é uma medida melhor do envelhecimento do que mudanças na força ou na marcha (padrão de caminhada de uma pessoa), que são duas outras características frequentemente usadas para avaliar o envelhecimento saudável.
No recente estudo, um grupo de 40 adultos saudáveis com mais de 50 anos completou testes de caminhada, equilíbrio, força de preensão e força do joelho.
Metade dos participantes do estudo tinha menos de 65 anos, os outros tinham 65 anos ou mais. Para os testes de equilíbrio, os participantes ficaram em pé sobre as duas pernas com os olhos abertos por 30 segundos, depois em ambas as pernas com os olhos fechados por 30 segundos. Com os olhos abertos, eles também ficaram em pé sobre a perna dominante apenas por 30 segundos, depois mudaram para a perna não dominante apenas por mais 30 segundos.
Os pesquisadores descobriram que o teste de equilíbrio em uma perna — especialmente na perna não dominante — mostrou a maior taxa de declínio com a idade.
“Se você observar todos esses fatores que diminuem com a idade, a capacidade de se equilibrar em uma perna foi a mais afetada, ou a mais declinada, com a idade. Isso tem implicações sérias, a principal são quedas, que são a principal causa de ferimentos em adultos mais velhos. Esse teste é fundamental para as mulheres com lipedema que muitas vezes apresentam uma função muscular prejudicada nas pernas. Se a pessoa tiver um equilíbrio ruim corre um risco alto de cair mesmo que não esteja se movendo.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Milhões de adultos com 65 anos ou mais caem a cada ano e cerca de 37% dessas quedas resultam em ferimentos.
Por que o equilíbrio pode piorar com a idade?
Pesquisas sugerem que o equilíbrio de uma pessoa pode começar a declinar por volta da meia-idade.
A razão é multifacetada. Os humanos dependem de uma combinação de visão, equilíbrio do ouvido interno e uma rede de músculos e nervos por todo o corpo para manter a estabilidade ao ficar de pé e se mover. E todos os três precisam trabalhar juntos para que você se mova em seu ambiente.
“A visão e a força muscular podem piorar com a idade. O equilíbrio do ouvido interno (o sistema vestibular) também pode piorar, o que pode levar as pessoas a ficarem um pouco mais instáveis. Para piorar tudo isso, temos uma alta taxa de artrite na população acima de 50 anos. Por isso, se cuidar é fundamental.” – Comenta.
Melhorando seu equilíbrio
Este teste rápido, simples e gratuito — equilibrar-se em uma perna com os olhos abertos — é algo que os indivíduos podem fazer para avaliar seu próprio equilíbrio.
Este simples teste pode ajudar a rastrear pessoas com problemas de equilíbrio para que possam trabalhar para tratá-los ou melhorá-los, dependendo da causa.
Exercícios de fisioterapia que envolvem mover a cabeça e o corpo de certas maneiras podem ajudar a melhorar os problemas vestibulares (ouvido interno). E problemas de equilíbrio devido à pressão alta podem ser controlados comendo menos sal, mantendo um peso saudável e se exercitando. Se medicamentos forem os culpados, seu médico pode fazer alguns ajustes.
Manter-se fisicamente ativa e manter o treinamento de força à medida que envelhece ajuda a manter e melhorar o equilíbrio.
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment