Evidências crescentes apóiam o uso da plataforma vibratória, em combinação com o exercício, para melhorar a flexibilidade, a densidade óssea, o equilíbrio, a força, a dor, o lipedema e a reabilitação pulmonar.
Você, que acompanha o nosso blog, já sabe que essa ferramenta melhora a celulite e o lipedema.
Neste tempo de quarentena, ela é uma excelente opção para atividade física dentro de casa.
LEIA TAMBÉM: Yoga: por que começar a fazer, principalmente se você tiver lipedema?
Plataforma vibratória
A plataforma vibratória é uma forma de tratamento que demonstrou ter um papel importante no aumento da força muscular, equilíbrio, mecânica da marcha e qualidade de vida. A técnica envolve posições de pé e estática, ou a execução de exercícios prescritos, em uma plataforma que vibra a uma frequência, amplitude e magnitude de oscilação programadas.
“A plataforma vibratória foi introduzida pela primeira vez para aumentar a densidade mineral óssea em pacientes com osteoporose e, desde então, se expandiu para ajudar a melhorar a força e a ativação neuromuscular em populações mais sedentárias, diminuir os níveis de dor e fadiga em pacientes com síndrome da fibromialgia; melhorar o controle postural e a mobilidade funcional em pacientes com esclerose múltipla. A baixa amplitude e frequência de 20Hz melhoram a fibrose e a celulite das mulheres com lipedema. Os benefícios também podem se aplicar à força pulmonar e à composição corporal. Enfim, essa é uma excelente atividade para se fazer em casa sem ocupar muito espaço”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.
A vibração do corpo inteiro oferece alguns benefícios de condicionamento físico e saúde, mas não está claro se é tão bom para você quanto o exercício regular.
Na atividade, a pessoa fica em pé, sentada ou deitada em uma máquina com uma plataforma vibratória. À medida que ela vibra, transmite energia ao corpo, forçando os músculos a contraírem e relaxarem dezenas de vezes a cada segundo, fazendo com que você sinta que está se esforçando.
LEIA TAMBÉM: Ficar em casa e não ganhar peso: uma difícil tarefa
Você pode encontrar uma plataforma vibratória em uma academia local ou comprar para uso doméstico.
Os estudos mostram que apenas 10 minutos por dia de vibração do corpo inteiro, três vezes por semana, podem ajudar a perder peso, queimar gordura, melhorar a flexibilidade, melhorar o fluxo sanguíneo, reduzir a dor muscular após o exercício, aumentar a força e diminuir o hormônio do estresse (o cortisol).
Um recente estudo, realizado com adultos jovens, evidenciou que ao realizar atividade física na plataforma vibratória, o consumo calórico aumenta 20% após 20 minutos de exercícios.
A plataforma vibratória é uma ferramenta promissora, complementar e fácil de integrar no dia-a-dia. Ela melhora dor crônica, funcionamento físico e mobilidade, força óssea, lipedema e equilíbrio. Os benefícios da terapia, quando combinados ao exercício, parecem ser ainda mais promissores.
Atenção
Por mais que a plataforma vibratória seja muito positiva em diversos quesitos, não são todas as pessoas que podem utilizá-la. Dessa forma, seu uso é contraindicado para portadores de marca passo, osteoporose acima do Grau I, gravidez, pacientes com doenças cardíacas ou vasculares severas e crianças.
Ela também não pode ser utilizada pessoas com suspeita ou trombose confirmada, artrose avançada, com suturas recentes, durante crises de enxaquecas e que tenham epilepsia.
LEIA TAMBÉM: Use máscara, mesmo sem sintomas da covid-19. Saiba porque e quais cuidados tomar
LEIA TAMBÉM: Uma vacina que todos nós tomamos na infância pode proteger do coronavírus
LEIA TAMBÉM: Coronavírus e as consequências do isolamento
LEIA TAMBÉM: O que a Gripe Espanhola de 1918 nos ensina para combater o coronavírus?
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment