Subtraction-3.svg

Entenda mais sobre

Aneurismas

Aneurisma da Aorta

coração bombeia o sangue que é carregado pelas artérias para os órgão e tecidos do corpo humano entregando oxigênio e depois retorna ao coração através das veias. O sangue arterial é rico em oxigênio e o sangue venoso é pobre em oxigênio, com poucas exceções.

A maior artéria do corpo humano é a aorta, ela conecta-se ao coração e recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo, levando-o para o corpo todo. Ela é dividida em quatro partes: aorta ascendente, arco aórtico, aorta torácica descendente e aorta abdominal (porção mais distal e que apresenta o maior comprimento). Ela fornece sangue para os órgãos da cavidade abdominal, como fígado, estômago e rins, por exemplo, e para as regiões inferiores do corpo. A aorta abdominal se divide em duas artérias ilíacas, próximo a região do umbigo, que levam o sangue para a pelve e pernas.

Visite o nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades!

O que é Aorta

Cirurgia? Por quê?

A aorta apresenta paredes que foram feitas para lidar com a pressão arterial e o alto fluxo de sangue. No entanto, ao longo do tempo, as paredes podem enfraquecer em certas partes da aorta, causando dilatação. Esta condição recebe o nome de aneurisma e ocorre com uma maior frequência na aorta abdominal.

aterosclerose, acúmulo de colesterol, gordura e cálcio no interior das artérias, é a principal causa de aneurisma da aorta abdominal. Este acúmulo gradual pode enfraquecer e danificar a parede da aorta, tornando-a mais suscetível a um aneurisma. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de aneurisma são: idade acima de 55 anos entre os homens e 65 entre as mulheres, pressão alta, tabagismo, histórico de outras doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame, e histórico familiar de aneurisma. O aneurisma é 5 vezes mais comum em pessoas do sexo masculino.

Muitas vezes, uma pessoa com aneurisma não apresenta nenhum sintoma. A maioria dos diagnósticos é feita durante uma consulta médica não relacionada ou durante um exame de ultrassom ou tomografia, por exemplo. Algumas pessoas, no entanto, podem sentir a pulsação no abdômen. Outras podem apresentar dor súbita no abdômen ou na parte inferior das costas (nestas, o aneurisma pode estar prestes a explodir ou já ter explodido).

Para um correto diagnóstico é necessário realizar um exame de imagem, que permitem, inclusive, determinar a localização e o tamanho do aneurisma. Hoje, os exames mais utilizados são o ultrassom, a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética, sendo a tomografia o exame que fornece o maior número de informações sobre esta doença.

A correção do aneurisma visa evitar a rotura ou tratá-la. A chance de sobreviver a um aneurisma que já rompeu é muita baixa, inferior a 20%. Nas mãos de um cirurgião experiente as complicações de uma cirurgia de correção são baixas. Por isso, é muito importante corrigir um aneurisma quando ele ainda está intacto.

Tratamento

A aorta normal apresenta cerca de 2cm. Quanto maior o tamanho do aneurisma, maior a chance de rotura. Recomenda-se operar quando o aneurisma atinge o tamanho de 6cm na aorta torácica e 5cm na aorta abdominal, ou com qualquer tamanho se for sacular. Contudo, pode-se operar com tamanhos menores quando apresenta-se sintomas.
As pessoas que apresentam aneurisma inferior a estes tamanhos devem realizar seguimento com exames de imagem para acompanhar o tamanho e verificar um possível crescimento.

Hoje em dia existem duas opções para o tratamento do aneurisma: cirurgia aberta e cirurgia endovascular.

cirurgia aberta consiste em substituir a área do aneurisma com um tubo artificial.

cirurgia endovascular é a técnica mais recente, menos invasiva. Neste procedimento o cirurgião, através da virilha, coloca uma endoprótese dentro da aorta cobrindo o aneurisma. Desse modo, o sangue não passa mais pelo aneurisma acabando com a possibilidade de rotura.

A cirurgia endovascular está sendo cada vez mais utilizada e, com a melhora e desenvolvimento dos materiais, mais pacientes poderão se beneficiar deste método.

Cirurgia

Independente do tipo de cirurgia de correção de aneurisma a ser realizada, deve ser realizada por um cirurgião com experiência no procedimento e que possa tratar qualquer tipo de possível complicação.

Como é uma cirurgia de grande porte, deve ser realizada em hospitais especializados e bem equipados.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta é realizada sob anestesia geral. O cirurgião realiza uma incisão no meio da barriga do esterno até abaixo do umbigo. O aneurisma é localizado, o fluxo na aorta é interrompido com o auxílio de pinças cirúrgicas e um enxerto artificial é costurado no local do aneurisma. A recuperação dura em média uma semana.

Cirurgia endovascular

A cirurgia endovascular pode ser realizada com anestesia geral, raquianestesia e anestesia local. Nela, o cirurgião, através de uma incisão na virilha, coloca uma endoprótese dentro da aorta recobrindo o aneurisma. A recuperação dura em média de 2 a 3 dias.

Conheça o perfil profissional do cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail