Subtraction-3.svg

Entenda mais sobre

Aneurismas

Aneurisma da Aorta Torácica

O coração bombeia o sangue que é carregado pelas artérias para os órgão e tecidos do corpo humano entregando oxigênio e depois retorna ao coração através das veias. O sangue arterial é rico em oxigênio e o sangue venoso é pobre em oxigênio, com poucas exceções.

A maior artéria do corpo humano é a aorta, ela conecta-se ao coração e recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo, levando-o para o corpo todo. Ela é dividida em quatro partes: aorta ascendente, arco aórtico, aorta torácica descendente e aorta abdominal (porção mais distal e que apresenta o maior comprimento).

Visite o nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades!

O que é Aorta

Aneurisma

aorta apresenta paredes que foram feitas para lidar com a pressão arterial e o alto fluxo de sangue. No entanto, ao longo do tempo, as paredes podem enfraquecer em certas partes da aorta, causando dilatação. Esta condição recebe o nome de aneurisma.

aterosclerose, acúmulo de colesterol, gordura e cálcio no interior das artérias, é a principal causa de aneurisma da aorta abdominal. Este acúmulo gradual pode enfraquecer e danificar a parede da aorta, tornando-a mais suscetível a um aneurisma. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de aneurisma são: idade acima de 55 anos entre os homens e 65 entre as mulheres, pressão alta, tabagismo, histórico de outras doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame, e histórico familiar de aneurisma. O aneurisma é 5 vezes mais comum em pessoas do sexo masculino.

Muitas vezes, uma pessoa com aneurisma não apresenta nenhum sintoma. A maioria dos diagnósticos são feitos durante uma consulta médica não relacionada ou durante um exame de ultrassom ou tomografia, por exemplo. Algumas pessoas, no entanto, podem apresentar rouquidão por compressão do nervo das cordas vocais. Outras podem apresentar dor torácica súbita ou na parte posterior das costas. Nestas, o aneurisma pode estar prestes a explodir ou já ter explodido.

Para um correto diagnóstico de aneurisma é necessário realizar um exame de ima-gem. Além do diagnóstico, eles também permitem determinar a localização e o tamanho do aneurisma.

Hoje, os exames mais utilizados são a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética, sendo a tomografia o exame que fornece o maior número de informações sobre esta doença.

A correção do aneurisma visa evitar a rotura ou tratá-la. A chance de sobreviver a um aneurisma que já rompeu é muita baixa, inferior a 20%. Nas mãos de um cirurgião experiente as complicações de uma cirurgia de correção são baixas. Por isso, é muito importante corrigir um aneurisma quando ele ainda está intacto.

Tratamento

A aorta normal apresenta cerca de 2cm. Quanto maior o tamanho do aneurisma, maior a chance de rotura. Recomenda-se operar quando o aneurisma atinge o tamanho de 6cm na aorta torácica e 5cm na aorta abdominal, ou com qualquer tamanho se for sacular. Contudo, pode-se operar com tamanhos menores quando apresenta-se sintomas.

As pessoas que apresentam aneurisma inferior a estes tamanhos devem realizar seguimento com exames de imagem para acompanhar o tamanho e verificar um possível crescimento.

Hoje em dia temos duas opções para tratamento do aneurisma: cirurgia aberta e cirurgia endovascular.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta consiste em substituir a área do aneurisma com um tubo artificial.

Cirurgia endovascular

A cirurgia endovascular é a técnica mais recente, menos invasiva. Neste procedimento o cirurgião, através da virilha, coloca uma endoprótese dentro da aorta, cobrindo o aneurisma. Desse modo, o sangue não passa mais pelo aneurisma, acabando com a possibilidade de rotura. A cirurgia endovascular está sendo cada vez mais utilizada e, com a melhora e desenvolvimento dos materiais, mais pacientes poderão se beneficiar deste método. Por ser uma cirurgia minimamente invasiva o paciente recebe alta após poucos dias de internação.

Conheça o perfil profissional do cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail