athletic-muscular-young-woman-lying-back-with-hands-head-alternate-sides-while-doing-bicycle-crunches-bringing-elbow-toward-knee-working-out-abs-core-muscles_343059-2058-jpg-740×493-

Muito mais que o efeito estético, exercitar as pernas protege o seu cérebro!

5/5 - (1 vote)

Muitos estudos mostraram um efeito protetor da atividade física no envelhecimento cognitivo e prevenção de demência. Mas será que tem alguma musculatura do corpo que seria mais diretamente ligada ao cérebro?

Vale a pena valorizar e treinar as suas pernas.

Muito mais que o efeito estético, exercitar as pernas protege o seu cérebro!

As mulheres mais velhas com pernas fortes apresentam um menor envelhecimento do cérebro, segundo um estudo de uma década com mais de 300 gêmeas.

A equipe do King’s College London evidenciou que a força nas pernas é um marcador útil para saber se alguém está fazendo exercícios suficientes para ajudar a manter a mente em boa forma.

O exercício libera substâncias químicas no corpo que podem impulsionar cérebros idosos.

Os pesquisadores acompanharam a saúde de mais de 150 pares de irmãs gêmeas com idade entre 43 e 73 anos no início do estudo.

A força da perna foi medida (no início do estudo) usando um equipamento de ginástica modificado que media tanto a velocidade quanto a força da extensão da perna, enquanto a capacidade cognitiva foi medida (tanto no início quanto no final do estudo) usando tarefas computadorizadas de memória e habilidades de processamento mental.

A gêmea que tinha mais força nas pernas no início do estudo manteve sua cognição melhor e teve menos alterações cerebrais associadas ao envelhecimento medido após 10 anos. E a descoberta permaneceu quando outros fatores de risco de estilo de vida e saúde conhecidos para demência foram incluídos.

“Quando se trata de envelhecimento cognitivo, a força das pernas foi o fator mais forte que teve impacto nesse estudo. Outros fatores, como a saúde do coração, também foram importantes, mas a ligação com a força das pernas permaneceu mesmo após contabilizados outros fatores de estilo de vida.” – Explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Essa descoberta foi uma das primeiras num mundo de evidência crescente de que a atividade física pode ajudar a cuidar do cérebro e do corpo.

Ainda não entendemos completamente como funciona esse relacionamento e como podemos maximizar o benefício e se as melhorias nos testes de memória estão realmente associados a um risco menor de demência.

Manter-se ativa pode ajudar a reduzir o risco de demência, e é importante considerar o treinamento de força, bem como o exercício aeróbico.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.