portrait-teenager-suffering-from-hangover

Dormiu mal? Tome creatina!

Rate this post
Image by Freepik

Durante a vida é impossível não ter uma noite de sono mal dormida. Sempre vai existir alguma coisa e vai existir aquela noite que você não conseguiu dormir e ainda tem de trabalhar no dia seguinte.

Mas será que existe algo a fazer para poder ter o mínimo de capacidade de trabalho e tomada de decisão no dia seguinte?

Um estudo recentemente publicado no grupo Nature sugere que uma única dose elevada de creatina (0,35g/kg) melhora o desempenho cognitivo e a velocidade de processamento durante a privação de sono.

“Os efeitos da suplementação de creatina pelos seus benefícios ergogênicos no desempenho esportivo são bem reconhecidos. Mais recentemente, pesquisas sugeriram os potenciais benefícios cognitivos da creatina, ósseos e inflamatórios da creatina. Deveríamos ter uma suplementação para todas as mulheres com mais de 40 anos, principalmente as que têm lipedema.” – Indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

No entanto, há evidências limitadas que sugerem que as concentrações cerebrais de creatina aumentam em jovens saudáveis devido à suplementação de creatina. A maioria dos estudos que investigam este tópico geralmente requerem um período mínimo de estudo de 1 semana (ou mais).

Curiosamente, um estudo recente publicado no Scientific Report explorou os efeitos agudos de uma única dose elevada de monohidrato de creatina no desempenho cognitivo e no metabolismo energético do cérebro durante a privação de sono.

O estudo cruzado, duplo-cego, controlado por placebo, envolveu 15 participantes saudáveis ( 8 mulheres) com idade média de 23 anos que foram submetidos a testes cognitivos e imagens cerebrais durante um período de 21 horas de privação de sono.

Os participantes receberam uma dose oral única de creatina monohidratada (0,35 g/kg) ou um placebo.

Os participantes apresentavam um efeito cognitivo máximo em 4 horas, com melhorias que duravam até 9 horas!

Desempenho cognitivo

O grupo da creatina apresentou memória melhorada e velocidade de processamento mais rápida (a velocidade de processamento foi melhorada em comparação com o estado sem privação de sono), em comparação com o grupo placebo

Níveis de pH cerebral

A creatina ajudou a prevenir uma queda nos níveis de pH cerebral, que normalmente ocorre durante a privação de sono. Acredita-se que esta estabilização dos níveis de pH seja crucial para manter a função cerebral normal.

Alterações no metabolismo energético cerebral

Aumento na relação fosfocreatina/fosfato inorgânico, indicando alterações no metabolismo energético cerebral em resposta à suplementação de creatina.

Os resultados desafiam as noções anteriores de que a suplementação aguda não aumenta os níveis intracelulares de creatina no cérebro, sugerindo que a captação intracelular de creatina num curto espaço de tempo é possível.

Esses resultados sugerem que uma dose única elevada de creatina pode reverter parcialmente as alterações metabólicas e a deterioração cognitiva relacionada à fadiga.

O fator crucial parece ser o aumento da procura de energia por células neuronais em combinação com um aumento da disponibilidade extracelular de creatina. Esta condição poderia superar o principal obstáculo, nomeadamente a captação intracelular marginal de creatina. Pode-se concluir que a creatina tem potencial para ser utilizada em atividades cognitivas prolongadas durante a privação de sono. Esses estudo mostrou o efeito de uma alta dose de creatina contra a deterioração do desempenho cognitivo induzida pela privação de sono, durando até 9 horas, mostrando seu efeito cognitivo máximo 4 horas após a administração oral.

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

 

 

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.