Subtraction-3.svg

Entenda mais sobre

Aneurismas

Aneurisma da Artéria Poplítea

artéria poplítea está localizada atrás do joelho e é responsável pela circulação das pernas na região abaixo do joelho.

Chama-se aneurisma da artéria poplítea quando esta artéria apresenta um aumento de mais de 50% do que o seu tamanho normal.

Visite o nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades!

Cirurgia? Por quê?

aterosclerose, acúmulo de colesterol, gordura e cálcio no interior das artérias, é a principal causa de aneurisma da artéria poplítea. Outros fatores de risco são pressão alta, tabagismo, alterações genéticas.

A maioria das pessoas que tem aneurisma da artéria poplítea não possuem sintomas. No entanto, pessoas com aneurismas grandes podem apresentar dor no local, devido a compressão de nervo, ou edema (inchaço) nas pernas, devido à compressão das veias.

Diferente do aneurisma da aorta e cerebral, o aneurisma da artéria poplítea raramente apresenta rotura. O maior risco consiste em trombose (entupimento) ou embolização (desprendimento de coágulos) nas artérias das pernas. Quando isso ocorre, há um risco muito elevado de perda do membro (amputação).

Para um correto diagnóstico de aneurisma é necessário realizar um exame de imagem, pois ele permite determinar a localização e o tamanho do aneurisma.

Hoje, os exames mais utilizados são o ultrassomtomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, sendo o primeiro fornecedor do maior número de informações sobre esta doença.

Atualmente existem duas técnicas de correção de aneurisma da artéria poplítea:

Cirurgia aberta

Na cirurgia aberta são realizados cortes nas pernas e uma “ponte”, normalmente com a veia safena, para substituir a artéria doente. Por ser um procedimento de porte, é necessário realizar o procedimento sob anestesia geral ou raquianestesia. A recuperação é mais lenta e o tempo de internação depende de cada paciente.

Cirurgia endovascular

Na cirurgia endovascular são introduzidos cateteres e um fio guia pela virilha, por onde é colocada uma endoprótese (stent recoberto) dentro do aneurisma, substituindo a artéria doente. A cirurgia é realizada com auxílio de RX e a vantagem é a recuperação mais rápida.

Conheça o perfil profissional do cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail