Uma sensação muito comum nas mulheres é se sentir menos bem-sucedida do que outras pessoas da sua idade. Apesar de ter um bom emprego, o respeito de seus pares, amor de seus familiares, filhos saudáveis e um marido presente e protetor, ela avalia sua vida com base em como ela se compara a algumas outras pessoas que ela acredita estarem em melhor situação.
Essa tendência de nos compararmos com outras pessoas é chamada de comparação social e é uma forma natural de avaliarmos como estamos nos saindo. Quando nos comparamos com outros que estão em melhor situação do que nós, isso é chamado de comparação social ascendente e tende a nos deixar insatisfeitos. Se sentimos que não há nada que possamos fazer para melhorar nossa situação, essa insatisfação se transforma em frustração.
Quando nos comparamos com pessoas piores do que nós, isso é chamado de comparação social descendente e pode nos deixar satisfeitos (ou até presunçosos), mas também tende a minar nossa motivação para trabalhar mais.
De qualquer forma, as comparações sociais tendem a ser ruins para nós. A exceção é quando você tem uma competição amigável com colegas de nível semelhante, onde a comparação entre si, pode motivar todo o grupo a atingir uma meta.
“ As mídias sociais e diversas formas de conexões permitiram as pessoas saberem da vida de bilhões de pessoas de forma instantânea. É muito fácil viver sem saber que tem alguém melhor do que você em algo. Mas hoje em dia isso é impossível. As mídias também mostram uma mentira, corpos que não existem e felicidade que está longe da realidade. Quantos casais apaixonados são desfeitos de forma rotineira, embora tenham tantas declarações públicas? Quantas musas fitness com corpos cheios de hormônios estão adoecendo ou estão com dívidas estratosféricas. É muito fácil hoje se sentir inferior e deixar de enxergar as próprias virtudes e qualidades. Isso é ainda mais comum nas mulheres com lipedema, pois acreditam ser inferiores, embora sejam top de linha, mas se afundam em comparações sociais quando, na verdade, elas são superiores em praticamente tudo.” – Alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).
Se você está achando que as comparações sociais a estão arrastando para baixo, aqui estão três coisas mais produtivas que você pode fazer:
1 Foque no seu caminho
Um problema fundamental com as comparações sociais é que elas permitem que a vida de outras pessoas comande seus objetivos. Afinal, o que torna uma comparação social ascendente frustrante é que outra pessoa conseguiu algo que você não conseguiu.
É útil pensar no que te faz feliz e satisfeita pessoal e profissionalmente. Liste as principais coisas que você gostaria de fazer ou alcançar. Esforçar-se para viver uma vida que seja autêntica para esses objetivos pessoais é fundamental.
Um problema em se concentrar nas realizações de outras pessoas é que isso pode deixá-la insatisfeita com as atividades diárias em que estava envolvida antes e que gostava. Saber que outra pessoa alcançou um determinado nível de sucesso pode tirar a graça do que você gostava de fazer antes. Um segundo problema é que as conquistas de outras pessoas, embora possam parecer maravilhosas, podem não ser o que realmente a deixa feliz. Quantas famílias não foram destruídas ou desestruturadas devido ao excesso de trabalho e pouca dedicação ao que realmente é importante. Ao manter o foco em seus próprios objetivos, você pode traçar seu próprio caminho ao longo da vida “escolher sua própria aventura”.
2 Fique feliz com o sucesso dos outros
Quando você se pegar observando as conquistas de outra pessoa com inveja, tente reformular sua própria reação. A inveja é a emoção que você sente quando alguém tem ou faz algo que você gostaria de ter ou fazer. Se um colega consegue uma promoção ou um prêmio que você queria, é natural sentir uma pontada de ciúme. Em vez disso, considere enviar uma nota de parabéns e aproveitar o sucesso. Quando você tiver uma conquista, essa pessoa provavelmente lembrará de você também.
Pessoas de sucesso crescem juntas!
3 Concentre-se na gratidão
Uma das razões pelas quais a comparação social é tão comum é que somos criaturas inerentemente sociais. Nós naturalmente nos concentramos no que as outras pessoas estão fazendo. É difícil simplesmente ignorar as ações dos outros, especialmente pessoas que estão fazendo coisas semelhantes às suas.
É provável que você tenha dificuldade em ignorar outras pessoas, então parte do que você quer fazer é mudar a natureza de seus sentimentos sobre as outras pessoas em seu mundo. Uma ótima maneira de fazer isso é escrever uma lista de gratidão. Concentrar-se na gratidão ajuda, porque muito do que você é grata envolve as pessoas ao seu redor. Isso torna a gratidão um antídoto maravilhoso para comparações sociais negativas. Isso lembra que há muitas pessoas ao seu redor que estão contribuindo para o seu sucesso.
As mulheres com lipedema deveriam ser mais gratas, pois não há tratamento médico no mundo que permita alguém ser tão saudável quanto uma mulher com lipedema. Esse mega metabolismo é passado pelas mães para seus filhos…
Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.
Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.
Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:
Leave A Comment