Free-Photo-Side-view-of-alluring-woman-outdoors-in-swing

Uma dica para uma boa saúde óssea

Rate this post

Nos últimos 10 anos dobrou o número de mortes de idosos por quedas.

Image by Freepik

Na população acima de 65 anos, queda já é a terceira causa de morte.(fonte) Mas o que podemos fazer?

Demência, osteoporose e fraturas por fragilidade são doenças crônicas, muitas vezes coexistindo em idosos. Estas condições representam morbilidade grave, incapacidade a longo prazo e mortalidade, com implicações socioeconômicas relevantes. Existe uma relação importante entre comprometimento cognitivo, demência e baixa densidade mineral óssea (DMO) e fraturas por fragilidade.

A massa óssea, crucial para a resistência óssea ao longo da vida, atinge o pico no início da idade adulta e depende em grande parte do acúmulo na infância, influenciando o aparecimento da osteoporose e o risco de fraturas. Fatores do início da vida, incluindo nutrição, atividade física, genética e meio ambiente, são significativos neste acúmulo.

Estudos relacionam a exposição infantil a espaços verdes a benefícios neurocognitivos, mentais, sociocomportamentais e emocionais, juntamente com menor risco de obesidade, redução da pressão arterial e aumento da atividade física.

É necessária mais investigação para compreender de forma abrangente como a exposição precoce a espaços verdes influencia a acumulação de massa óssea e os seus efeitos a longo prazo na prevenção da osteoporose e das fraturas.

Num recente estudo, um grupo de investigadores examinou a associação entre a exposição precoce a espaços verdes residenciais e alterações na densidade mineral óssea em crianças pequenas.

De 2014 a 2021, 1.492 crianças de quatro a seis anos foram elegíveis, sendo que 972 atenderam aos critérios de acompanhamento. Destes, participaram 541 duplas e a densidade mineral óssea radial foi avaliada em 327 crianças. Esta coorte era representativa da Flandres, Bélgica.

Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, abrangendo detalhes de estilo de vida, sociodemográficos e de saúde. Foram registradas a etnia das crianças, com base nas origens dos avós, e a exposição passiva à fumaça domiciliar. O tempo diário de tela, o consumo de laticínios, a suplementação vitamínica e os níveis de escolaridade materna também foram anotados. O peso e a altura das crianças foram medidos para cálculo do índice de massa corporal.

A densidade mineral óssea, indicativa da resistência óssea, foi avaliada por ultrassonografia quantitativa, um método livre de radiação adequado para crianças pequenas.

O estudo também se concentrou na exposição a espaços verdes residenciais, calculada a partir de dados de cobertura do solo de alta resolução. O espaço verde ao redor da residência de cada criança foi quantificado em raios variados, utilizando software de Sistema de Informação Geográfica.

A exposição a espaços verdes residenciais foi positivamente associada à densidade mineral óssea após ajuste para fatores como idade, peso, sexo, altura, etnia e escolaridade materna da criança. A ligação mais forte foi observada com o espaço verde total num raio de 500 metros, onde um aumento de 21,2% no espaço verde foi associado a um aumento de 27,38 m/s na densidade mineral óssea. Os grandes espaços verdes mostraram tendências semelhantes. A baixa área verde mostrou associações significativas apenas nas faixas de 1.000 e 3.000 metros.

O risco de ter baixa densidade mineral óssea foi inversamente relacionado à exposição a espaços verdes. Um aumento no espaço verde total num raio de 1000 metros foi associado a um risco 67% menor de densidade mineral óssea abaixo do percentil 10 específico do sexo! – Destaca o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância (online).

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.